Anvisa deve tornar obrigatório teste de prótese de mama antes de liberar venda



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer tornar obrigatória a realização de testes de qualidade para todas as remessas de implantes mamários que chegarem ao País. A proposta consta de consulta pública que será publicada na quinta-feira (19), no Diário Oficial da União. Durante 30 dias - até o dia 17 de fevereiro de 2012, a população poderá enviar contribuições ao texto.

A medida tem a finalidade de fortalecer o controle sanitário e permitir, à autoridade sanitária brasileira, atestar as informações apresentadas pelo fabricante no momento do registro do produto. Atualmente, os certificados de conformidade e qualidade são entregues à agência como requisito para obtenção de registro. Com a nova norma, essa certificação será exigida, também, para todos os lotes destinados à venda no País.

A proposta de resolução estabelece, assim, que os fabricantes de próteses mamárias, antes de oferecerem seus produtos ao mercado nacional, deverão enviá-los para análise em laboratórios no Brasil, designados pela Anvisa e acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A certificação de todos os implantes passa a ser requisito para o comércio dos produtos.

Segundo o gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Anvisa, Joselito Pedrosa, a medida da agência é pioneira. “O Brasil será o primeiro País a exigir a certificação destes produtos lote por lote. Além disso, a Anvisa integra o Painel Permanente Internacional de Monitoramento de Próteses Mamárias”.

A Diretoria Colegiada da Anvisa determinou, ainda, o estabelecimento de um plano de monitoramento para as próteses vendidas no País antes da aprovação da nova norma. Os diretores definiram um prazo de 30 dias para a apresentação do documento à sociedade.

 

Fonte:
Anvisa



18/01/2012 12:23


Artigos Relacionados


Teste da linguinha pode se tornar obrigatório em maternidades

Paim quer tornar obrigatório o 'teste do olhinho'

Audiência pública vai discutir saúde da mama e problemas com prótese de silicone

Anvisa deve reforçar controle sobre venda de medicamentos

Planos devem garantir retirada de prótese rompida, mas novo implante só será obrigatório em alguns casos

Lei torna obrigatório teste da orelhinha em bebês