Aprovada convocação de envolvidos com dossiê



Os parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos aprovaram nesta terça-feira (13), por unanimidade e em votação simbólica, a convocação do secretário de Controle Interno da Presidência da República, José Aparecido Nunes Pires, e do consultor legislativo do Senado, André Eduardo da Silva Fernandes, assessor do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Os dois convocados são acusados de terem participado do vazamento de informações de um suposto dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da mulher dele, Ruth Cardoso.

Os dois convocados devem ser ouvidos no mesmo dia em data a ser agendada logo após os parlamentares da comissão terem acesso aos depoimentos de ambos na Polícia Federal (PF). A presidente da CPI Mista, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), pedirá que a PF forneça os dados aos parlamentares em 24 horas, de acordo com requerimento aprovado na comissão. De acordo com o relator da CPI Mista, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), os depoimentos prestados à PF serão usados para subsidiar os interrogatórios na CPI Mista.

Para a convocação de José Aparecido foram votados em bloco quatro requerimentos e a convocação de André Fernandes correspondeu à aprovação conjunta de três requerimentos. Mais uma vez os parlamentares dos partidos de oposição ao governo falaram na possibilidade de convocar a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e sua assessora, Erenice Alves Guerra. O deputado Silvio Costa (PMN-PE) afirmou que a CPI Mista "não convocará de jeito nenhum" nem a ministra, nem Erenice. O deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) acredita que fatos novos podem levar a opinião pública a desejar a vinda da ministra à CPI Mista.

A senadora Marisa Serrano afirmou que primeiramente será preciso ouvir os dois indicados pela PF como responsáveis pelo vazamento: José Aparecido e André Fernandes. Dependendo dos depoimentos dos acusados, outros requerimentos de convocação poderão ser votados, inclusive pedindo a presença da ministra Dilma.

Na reunião desta terça foi aprovado ainda requerimento do deputado Nilson Mourão (PT-AC) pedindo que a Polícia Federal faça perícia no computador utilizado pelo servidor André Fernandes no Senado Federal. Por esse computador teriam sido recebidas as informações vazadas da Casa Civil sobre gastos de Fernando Henrique. O senador Alvaro Dias colocou o funcionário André Fernandes à disposição da CPI Mista, assim como o equipamento usado pelo servidor. Alvaro Dias informou que André está de férias, mas comparecerá à comissão quando for chamado.



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares discutem convocação de envolvidos em vazamento de dossiê

CPI dos Cartões Corporativos votará convocação de mais envolvidos no caso do dossiê

Envolvidos no caso do dossiê depõem na CPI

Envolvidos no caso do dossiê prestarão depoimento no dia 21

Envolvidos nas negociações de compra do dossiê depõem na CPI

Relatório final sugere indiciamento dos seis envolvidos com dossiê