Aprovado voto de pesar pela morte do embaixador brasileiro



O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (16) requerimento de voto de profundo pesar pela morte do embaixador brasileiro na Tunísia, Rui Antonio Neves Pinheiro de Vasconcelos. O embaixador, que já tinha sido designado para chefiar a embaixada na Holanda, teve um infarto fulminante no exercício do cargo.

O autor do requerimento, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), agradeceu a homenagem do governo tunisiano, que pagou o traslado do corpo até o Brasil, mas lamentou que o Ministério das Relações Exteriores não o tenha feito por falta de recursos. Para Suassuna, tal fato foi -uma vergonha-.

O representante paraibano também deplorou o fato de apenas o embaixador da Tunísia no Brasil e familiares do morto terem recebido seu corpo no aeroporto. O enterro, acrescentou, foi pago pela própria família do falecido. As devidas homenagens, afirmou Suassuna, foram recebidas apenas na Tunísia.

No sepultamento, apenas o ministro da Defesa, José Viegas Filho, se fez presente, mesmo assim porque era amigo de infância do embaixador. Por tudo isso, afirmou Suassuna, o Senado não poderia deixar de homenagear um representante do Brasil -que servia tão bem em um país distante que estava mudando para um posto melhor-.



16/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede voto de pesar pela morte do embaixador Álvaro Alencar

Aprovado voto de pesar pela morte de Arafat

Aprovado voto de pesar pela morte de Didi

Aprovado voto de pesar pela morte de Drummond

Aprovado voto de pesar pela morte de Vilmar Faria

Aprovado voto de pesar pela morte de Synval Guazzelli