Aprovado voto de pesar pelas mortes de Artur da Távola e Bello Parga



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (13), voto de pesar pelo falecimento dos senadores Artur da Távola e Bello Parga. Proposta nesse sentido foi apresentada pelo senador Flávio Arns (PT-PR), que presidiu a reunião da comissão.

Flávio Arns disse que, ao observar a foto de Artur Távola entre as de ex-presidentes da CE, lembrou a capacidade do ex-parlamentar em buscar a convergência e o entendimento mesmo em questões complexas, como teria sido o caso da votação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Na opinião do petista, o então deputado Artur Távola deu, à época, uma contribuição decisiva para a aprovação do projeto de forma consensual pela Câmara dos Deputados.

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) também exaltou o caráter conciliador de Artur Távola e o considerou um "exemplo de vida digna, séria e honesta". Em seguida, o senador lamentou o falecimento de Bello Parga, cuja atuação foi elogiada também pelo senador Marco Maciel (DEM-PE).

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) lembrou ter sido colega de Artur da Távola durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, de 1987 a 1988. Nessa época, ele disse ter aprendido a admirá-lo, por "sua fidelidade aos ideais e invejável cultura".



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy apresenta voto de pesar pelas mortes decorrentes do acidente do vôo 3054 da TAM

Parlamentares demonstram pesar pela morte do senador Bello Parga

BELLO PARGA DEFENDE VOTO DISTRITAL

BELLO PARGA JUSTIFICA MUDANÇA DE VOTO

PSDB manifesta "profundo pesar" pela morte de Artur da Távola

Artur da Távola critica fim do voto obrigatório