Aprovado voto de pesar pelo falecimento de René Dreifuss



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (5) requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) para inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do pesquisador René Armand Dreifuss e apresentação de condolências à família e ao estado do Rio de Janeiro.

Dreifuss, conforme Suplicy, -foi um caso de amor pelo Brasil-. Conforme disse o senador, a tese de doutoramento do professor na Universidade de Glasgow (Escócia) é considerada uma das mais brilhantes e completas análises dos acontecimentos que culminaram na instauração do regime militar em março de 1964. Uruguaio de nascimento, optou por ser brasileiro, tendo se naturalizado no início da década de 80, destacou o senador.

Suplicy registrou que Dreifuss formou-se em História e Ciência Política pela Univesidade de Haifa, em Israel, e obteve o grau de mestrado, ainda em Ciência Política, na Universidade de Leeds, Inglaterra.

Dreifuss também foi professor na Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade de Campinas (Unicamp), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e, por último, na Universidade Federal Fluminense. Falecido há um mês, Dreifuss era fluente em espanhol, português, inglês, francês, alemão e hebraico, e combinou o rigor acadêmico com o engajamento político, conforme Suplicy.



05/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado voto de pesar pelo falecimento de Bruno Segalla

Aprovado voto de pesar pelo falecimento da mãe de Lúcio Alcântara

Aprovado voto de pesar pelo falecimento do jornalista Flamarion Mossri

Aprovado voto de pesar pelo falecimento da mãe do senador Cícero Lucena

Aprovado voto de pesar pelo falecimento de Orlando Villas Bôas

APROVADO VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR PEDRO TEIXEIRA