Armando Monteiro quer discutir Plano Decenal de Energia em audiência pública



O senador Armando Monteiro (PTB-PE) anunciou que deverá propor a realização de audiência pública no Senado para discutir a alteração do Plano Decenal de Energia a fim de que seja construído um linhão de corrente contínua partindo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte para a Região Nordeste.

Na avaliação dele, a transferência direta de energia de Belo Monte para o Nordeste, durante os meses de alta hidrologia do Rio Xingu, possibilitaria firmar na região mais uma significativa parcela de origem hidráulica reduzindo-se a necessidade de operação de térmicas e a importação de outras fontes mais caras.

Armando Monteiro explicou que as linhas que atualmente são utilizadas para a importação de energia elétrica pelo Nordeste, que constituem o Sistema Interligado Nacional, não são adequadas para a transferência permanente desse insumo, mas apenas em situações excepcionais.

- Por que não se prevê também para o Nordeste a importação específica de energia hidrelétrica da Região Norte, por meio de linhas expressas? A nossa carência é flagrante. A disponibilidade no Norte existe - disse o senador.



12/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


MME prorroga consulta pública sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia

Armando Monteiro elogia Plano Brasil Maior

Armando Monteiro elogia novas medidas do Plano Brasil Maior

Plano decenal de energia em debate

Armando Monteiro propõe agenda da cidadania e novo plano nacional de desenvolvimento regional

Ministério de Minas e Energia aprova plano decenal