Arthur Virgílio cobra de Lula explicações sobre como vai resolver o "apagão aéreo"



Sem ver necessidade de proferir mais um discurso sobre o "apagão aéreo", senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) fez um resumo das notícias sobre o assunto publicadas na última semana. Ele sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pare com o "achismo" e utilize a televisão para explicar o que o governo está fazendo para solucionar a crise da aviação civil.

- Espero que o presidente Lula pare com essa história flácida de que está esperando demissão. Não tem que culpar a Aeronáutica, tem que comandar a Aeronáutica. Não tem que esperar que peçam demissão, tem que demitir os incompetentes. Falta liderança a esse governo. A impressão é de acefalia, falta de comando - acrescentou.

O senador lembrou que o governo utilizou apenas 37% das verbas destinadas à segurança da aviação civil, apesar de já ter sido alertado pelo ex-ministro da Defesa José Viegas sobre a iminência do "apagão aéreo" e por outros 15 relatórios de rotina.

- O presidente da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] acha que os responsáveis pelo clima de terror são aqueles que estão naquele clima de Bagdá nos aeroportos, como refugiados de guerra - protestou o senador.

Arthur Virgílio ressaltou que o volume de notícias sobre o "apagão aéreo" só se iguala ao de notícias sobre o "mensalão", no auge da crise. Ele disse que os brasileiros, cerceados no direito de ir e vir, estão discursando pela imprensa.

Mão Santa (PMDB-PI) lembrou, em aparte, que há dois anos estava em um vôo para Teresina que foi interrompido devido a uma tempestade. Ele contou que a empresa aérea alojou os passageiros em um hotel cinco estrelas, ofereceu um jantar e os embarcou na manhã seguinte.

- Era um tempo em que havia ordem e progresso - disse.



07/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio cobra explicações de Gim Argello sobre acusações

Arthur Virgílio cobra explicações do governo sobre cartas recebidas das Farc

Arthur Virgílio cobra explicações do ministro da Justiça sobre laudo da PF sobre "lista de Furnas"

Arthur Virgílio cobra explicações da Anac sobre demora em concessões da nova Varig

Arthur Virgílio pede explicações sobre "ameaças e recados" do presidente Lula

Arthur Virgílio cobra medidas do governo federal para evitar risco de apagão em Manaus