Arthur Virgílio critica declarações "bonançosas" do presidente da República



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) criticou nesta segunda-feira (18) as declarações -bonançosas- do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dadas em entrevistas à revista Veja, que circula esta semana, e ao programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo, por considerá-las distantes da realidade do país. Para o líder do PSDB, -em vez de cânticos empolgados-, o que o momento nacional recomenda são ações práticas, a começar pela necessidade de redução da taxa básica de juros, a Selic.

- Fantástico na verdade é o empolgante modo com que o presidente rema em maré baixa. A nação lê, ouve e vê, e creio que sinceramente todos gostariam de acreditar no que Lula fala. Mas ele fala demais e aí vêm os excessos, por causa da empolgação. O pior é que, na segunda-feira, depois de tanta fala bonançosa, o tempo no mar deixa de ser bom, sem ventos que animem a nau governamental - ironizou Arthur Virgílio.

Para ele, Lula promete, mas se esquece de falar no principal, que é o orçamento de 2004. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, disse o senador, os números do orçamento estão longe de indicar o espetáculo do crescimento. É por isso, acrescentou Virgílio citando o Estadão, que parte da equipe governamental briga pela redução do superávit primário, enquanto o relator do orçamento, deputado Jorge Bittar (PT-RJ), admite estar apreensivo com as restrições nos gastos sociais.

Reportagem da jornalista Andréa Cordeiro, do Correio Brasiliense, que o senador pediu para ser transcrita para os anais do Senado, cita pesquisa realizada com 30 empresários, economistas e analistas que aponta tendência no sentido da queda dos juros. Ele disse concordar com o Correio quando o jornal destaca que a taxa deverá ser reduzida porque a inflação está em baixa e a economia em recessão.

- Isso, lamentavelmente, o governo petista do presidente Lula não costuma aceitar. Ou sai na tangente ou deita palavreado de otimismo sem fim.

Enquanto o presidente falava, disse Arthur Virgílio, o final de semana trazia à tona algo novo no terreno da luta dos sem-terra contra os fazendeiros; -estes agora ameaçam acampar junto aos sem-terra-, o que deverá acirrar os ânimos no campo, conforme o senador.

Arthur Virgílio encerrou seu pronunciamento dizendo que sempre achou que Lula fala bem, embora tivesse dúvidas sobre sua capacidade de fazer, -dúvida que está cada vez maior na minha cabeça-, pois o presidente continua falando e, -por trás de sua fala, continua acontecendo o pior dos Brasis-.



18/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio critica declarações de Lula e aconselha o presidente a não falar mais de improviso

Antonio Carlos critica declarações recentes do presidente da República

Arthur Virgílio repudia declarações do presidente Lula sobre a crise

Arthur Virgílio critica declarações de Lula e Tarso Genro sobre violência no país

PEC de Arthur Virgílio prevê eleição em caso de vacância no cargo de presidente da República

Arthur Virgílio critica presidente do Incra