Arthur Virgílio discorda de atitudes do presidente Lula



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), listou em Plenário, nesta sexta-feira (19), várias críticas ao comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo no decorrer dessa semana, condenando, em particular, o fato de o presidente não ter comparecido à solenidade de comemoração dos 175 anos do Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a decisão decorre de discordância de Lula com declarações do presidente daquela Corte, ministro Maurício Correia.

- O presidente Lula se zanga com o ministro do STF e transfere isso para a relação entre as duas instituições quando decide não ir a uma festa em que a nação comemora uma grande conquista, o Supremo. O ministro Maurício Correia, por sua vez, também não compareceu à solenidade de diplomação de novos embaixadores ocorrida essa semana no Itamaraty. Tudo isso porque o presidente demonstra um comportamento imaturo e despreparado para governar - criticou.

O senador também considerou inadequadas as atitudes de Lula em utilizar roupas e bonés das diversas entidades que recepciona no Palácio do Planalto. Para Arthur Virgílio, -isso constitui um exagero no cumprimento do papel "Lulinha Paz e Amor" e não condiz com a posição do chefe da nação-.

- Um presidente deve receber as pessoas de terno e gravata, o que é próprio para a função e para o poder que o cargo de governar exige. Ele não é um garoto propaganda - afirmou.

Arthur Virgílio citou uma série de matérias publicadas em jornais durante a semana para reforçar suas opiniões e disse que seu partido não irá aceitar de -cabeça baixa- tudo o que o governo determinar.

- Lula tem que entender que não manda em todas as pessoas e não manda no partido que lidero - alertou o senador, acrescentando que, caso as lideranças do governo não aceitem resguardar, no âmbito da reforma tributária, os interesses das regiões periféricas, sua bancada obstruirá a votação das matérias de interesse do governo.



19/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Virgílio condena "atitudes impensadas" do presidente Lula

Arthur Virgílio comenta ações e atitudes de integrantes do governo

Arthur Virgílio protesta contra atitudes de policiais do Senado

Arthur Virgílio culpa o presidente Lula por ações do PCC

Arthur Virgílio critica reforma agrária do presidente Lula

Arthur Virgílio repudia declarações do presidente Lula sobre a crise