Arthur Virgílio parabeniza instituições que pesquisam DNA do guaraná



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) apresentou requerimentos de voto de aplauso para parabenizar as instituições pertencentes à Rede Amazônia Legal de Pesquisas Genômicas (Realgene), consórcio pertencente ao Projeto Genoma, responsável por pesquisa sobre o guaraná. Para promover o desenvolvimento sustentável do fruto típico da região amazônica e garantir sua qualidade, o consórcio promoveu o mapeamento parcial de seu seqüenciamento genético.

- Apraz-me duplamente fazer este registro no Senado da República. Em primeiro lugar, pelo mérito da pesquisa, em segundo lugar, como amazonense, porque, na nossa região, a pesquisa é levada a sério e desenvolvida em equipe - disse.

Sob a coordenação do professor Spartaco Astolfi Filho, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Realgene conta também com pesquisadores e professores de diversas universidades federais - além da Ufam - a do Amapá (Unifap), Pará (UFPA), Maranhão (UFMA), Tocantins (UFTO), Acre (Ufac), Roraima (UFRR), Rondônia (Unir), Ribeirão Preto (Unaerp), da Universidade de Brasília (UnB) e também do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazonas (Inpa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Exército

Arthur Virgílio também registrou entrevista do novo chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia, general Oswaldo Jesus Ferreira, ao Diário do Amazonas, segundo a qual a região, em razão de sua localização, é prioritária para a segurança brasileira. Na avaliação do parlamentar, o exército brasileiro está devidamente motivado para proteger as fronteiras do país e "promover um golpe de morte no nascedouro do tráfico de armas e de drogas".

Pesar

Pedindo a inserção nos Anais do Senado do artigo "Amar a Vida" de Romero Braga, sobre a professora Sebastiana Braga, falecida recentemente, Arthur Virgílio enalteceu a trajetória de vida da educadora da fundação Lourenço Braga. A seu ver, Sebastiana desenvolveu um belíssimo trabalho voluntário nos bairros da periferia de Manaus.

O senador apresentou ainda voto de pesar pelo falecimento de Tertulino Araújo Pereira, em Manaus, pai do jurista e deputado estadual, Lino Chixaro (PPS-AM).

Aplauso

Arthur Virgílio apresentou ainda requerimento de voto de aplauso a Paulo Ney Tomaz Avelino, comemorando o diploma outorgado para o empresário, presidente da Unipar Construtora S.A. do Amazonas, pela Federação das Indústrias do Amazonas de Empresário do ano de 2006.



29/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio fala sobre a Festa do Guaraná

Arthur Virgílio parabeniza pesquisadora da Amazônia por trabalho no combate ao câncer

Arthur Virgílio vê desordem administrativa e paralisia de instituições

Arthur Virgílio parabeniza município amazonense de Pauini pelo aniversario de 55 anos

Arthur Virgílio pede mais recursos para instituições de pesquisa da Amazônia

Virgílio elogia incentivo à produção de guaraná