Arthur Virgílio quer convocar presidente do BNDES para falar sobre Fundo Soberano



No início da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), anunciou a apresentação de requerimento de convocação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para discutir a criação do Fundo Soberano. Arthur Virgílio disse considerar que o fundo será desnecessário para o país e que terá somente a função de capitalizar o BNDES, que, em sua opinião, tem sido descapitalizado "por incúria neste governo".

O presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), informou que o colegiado já aprovou requerimentos para discutir a adoção do Fundo Soberano. Já o senador Renato Casagrande (PSB-ES) defendeu a aprovação do fundo por considerar que, independentemente da crise financeira internacional, o Brasil tem que se preparar para o futuro com reserva de recursos.

O projeto de lei que cria o fundo soberano (PLC 3674/08) foi aprovado na noite de quarta-feira (29) pela Câmara dos Deputados, na forma de substitutivo. Falta agora o exame dos destaques apresentados à proposta, que deverão ser votados até a próxima terça-feira (4).Em seguida, a matéria virá para o Senado.

O fundo será composto por recursos excedentes ao superávit primário e deverá financiar, de acordo com o texto aprovado, projetos empresariais estratégicos do Brasil no exterior. Os seus recursos poderão ser aplicados nos ativos mais rentáveis, como ações e títulos privados.

A CAE ouve, neste momento, esclarecimentos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre as medidas adotadas pelo governo para enfrentar a crise financeira internacional.

Mais informações a seguir



30/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que Fundo Soberano é "tentativa sub-reptícia" de capitalizar BNDES

Arthur Virgílio diz que país não reúne condições para criar Fundo Soberano

PSDB quer convocar ministro dos Transportes para falar sobre denúncias de corrupção

Arthur Virgílio quer explicações sobre fraude no BNDES e gastos de Marco Aurélio Garcia

Arthur Virgílio critica declarações de Lula e aconselha o presidente a não falar mais de improviso

Plenário deve continuar análise de MP do Fundo Soberano e pode votar 100 bi para o BNDES