Arthur Virgílio: 'Soberania sobre a Amazônia é do Brasil'



Ao lembrar que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, teria dito que "a ONU quer que o Brasil deixe de usar o argumento da soberania para impedir qualquer sugestão sobre o que fazer com a Amazônia" no que se refere às questões climáticas, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) declarou, nesta terça-feira (8), que "não é hora para afirmativas inconsequentes".

- A Amazônia é brasileira. Não existe isso de soberania universal sobre a região - disse o líder do PSDB.

O senador lembrou que as declarações do secretário-geral foram veiculadas pela imprensa e "não foram nem desmentidas nem confirmadas". Arthur Virgílio disse que prefere interpretar as afirmações de Ban Ki-moon - que também teria criticado os índices de desmatamento no Brasil - "como mais um esforço da ONU para alertar o mundo sobre a necessidade de evitar a devastação de florestas".

- Nós também somos contrários ao desmatamento da Floresta Amazônica - frisou.

Nesse contexto, Arthur Virgílio disse que recebeu "com certa reserva" a informação de que o desmatamento na região teria sido 46% menor nos últimos 12 meses (em relação ao período anterior). Ele observou que, apesar dessa queda, "há um outro dado que preocupa": entre junho e julho deste ano, o desmatamento teria aumentado 18,5% em relação ao mesmo período do ano passado.



08/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende direito de soberania do Brasil sobre a Amazônia

MOZARILDO DIZ QUE BRASIL NÃO PODE ACEITAR SOBERANIA RELATIVA SOBRE A AMAZÔNIA

Arthur Virgílio elogia reportagens sobre a Amazônia

Arthur Virgílio anuncia evento sobre clima que acontece na Amazônia

Arthur Virgílio destaca projeto de Euclides da Cunha de livro sobre a Amazônia

Arthur Virgílio pede informações sobre suposto plano inglês de internacionalização da Amazônia