"Assinatura eletrônica" será examinada pela Câmara



O projeto que regulamenta o comércio eletrônico já foi remetido para a Câmara dos Deputados. De autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), a proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e garante plenos efeitos jurídicos às informações em forma de mensagem virtual, regularizando a chamada "assinatura eletrônica".

Aguardado com ansiedade pela "nova economia brasileira" - a identificada com o comércio virtual -, o projeto de Alcântara possibilitará a ampliação dos negócios realizados no âmbito da Internet, a rede mundial de computadores. De acordo com o projeto, quando uma lei requerer que, para a validade de algum ato jurídico, determinada informação conste por escrito, ou tenha a assinatura de uma pessoa, tais requisitos poderão ser preenchidos por uma mensagem eletrônica, observadas as condições que especifica.

Em sua justificativa, Alcântara ressalta que o avanço da tecnologia impõe a necessidade de adaptação do ordenamento jurídico. Segundo o senador, o uso cada vez mais acentuado da informática reclama uma rápida regulamentação, sob pena de surgirem dúvidas sobre a validade e eficácia de sua utilização.

20/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pensão para Juruna será examinada pela Câmara dos Deputados

MP que autoriza o Tesouro a contratar operações de financiamento para exportação será examinada pela Câmara

Aprovada pela Câmara, MP que adia recolhimento de impostos será examinada agora pelo Senado

Criação do Dia de Controle das Infecções Hospitalares será examinada na Câmara

PEC contra decisão do TSE será examinada pela CCJ

PROIBIÇÃO DE VENDA DE ARMAS SERÁ EXAMINADA PELA CRE