Astrônomos brasileiros descobrem cometa



Por meio de imagens obtidas pelo observatório Sonear, instalado na cidade de Oliveira (MG), os astrônomos Cristovão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros descobriram um cometa, que denominaram C/2014 A4 Sonear.

A descoberta foi confirmada quatro dias depois por astrônomos do Observatório Remanzacco, na Itália, quando a União Astronômica Internacional (IAU) batizou o cometa oficialmente com o nome previamente escolhido.

Segundo os brasileiros, o cometa tem uma órbita parabólica e provavelmente se originou na nuvem de Oort. Quando foi detectado, o objeto estava a cerca de 5.68 UA da Terra e 6.33 UA do Sol (1 UA equivalente a distância entre a Terra e o Sol, ou  149,5 milhões de quilômetros). O cometa atingirá o ponto orbital mais próximo do Sol em 11 de setembro de 2015, quando ficará a 3.82 AU da estrela.

O cometa não poderá ser visto a olho nu, uma vez que sua magnitude deve ficar abaixo de 14, o equivalente a 0,0006 vezes o brilho das estrelas mais fracas que se pode ver a olho nu em um céu limpo.

Fonte:
Agência Espacial Brasileira



24/01/2014 14:54


Artigos Relacionados


Professor da USP integra equipe de astrônomos que descobriram estrela semelhante ao sol

Professor da USP integra equipe de astrônomos que descobriram estrela semelhante ao sol

Pesquisadores da Embrapa descobrem nova bactéria

Pesquisadores descobrem nova espécie de artrópode

Mil pessoas por mês descobrem os tesouros do Arquivo do Estado

Alunos descobrem novo mundo no Planetário do Ibirapuera