Audiência vai debater em agosto suspensão da venda dos planos de saúde



O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Ceschin, discutirá em audiência pública no próximo dia 28 a situação dos planos de saúde no país. O debate é promovido pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) a requerimento dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Paulo Davim (PV-RN) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Os senadores explicaram que a discussão foi motivada pela determinação da ANS de suspender a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras. A decisão foi tomada em 10 de julho e começou a vigorar em 13 de julho. De acordo com a agência, a suspensão deve-se à reincidência no descumprimento de prazos máximos de atendimento estabelecidos para consultas, exames e cirurgias.

Pela determinação, as operadoras notificadas estão proibidas de comercializar os produtos listados até a próxima avaliação trimestral da ANS, a ser divulgada em setembro.

O senador Ricardo Ferraço informou que as operadoras impedidas de venderem seus produtos atendem 3,5 milhões de usuários em todo o país. Em sua opinião, é importante aprofundar o debate sobre o assunto para saber o que está acontecendo com o conjunto dos planos de saúde.

- As incertezas são muito grandes para os cidadãos brasileiros. É importante a audiência para se diagnosticar os problemas - disse Ricardo Ferraço.



08/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência vai debater suspensão das vendas de planos de saúde

Presidente da ANS explica a suspensão da venda de planos de saúde

Suspensão da venda de planos de saúde é retomada nesta sexta (30)

Representante de operadoras critica suspensão da venda de planos de saúde

Paim anuncia audiência pública para debater problemas nos planos de saúde

ANS retoma suspensão da comercialização de planos de saúde mal avaliados