Auditório do Interlegis recebe nome de Antonio Carlos Magalhães



O auditório do Interlegis recebeu nesta quarta-feira (7) o nome do senador Antonio Carlos Magalhães, falecido no dia 20 de julho deste ano. O evento fez parte das comemorações dos dez anos do Programa, Interlegis, comunidade virtual do Legislativo, lançado no dia 17 de novembro de 1997, durante a primeira gestão de Antonio Carlos na Presidência do Senado.

Apesar de parecer simples e modesta, explicou o presidente interino do Senado, Tião Viana, a homenagem tem um significado muito maior, porque mostra a importância do Interlegis para a melhoria da gestão e integração das casas legislativas do país, possível a partir da aposta do senador ao fundar a instituição.

- Antonio Carlos foi alguém que devotou muito da sua vida à causa chamada Poder Legislativo brasileiro - afirmou Tião Viana.

O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA), filho do homenageado, destacou a tradição do Senado em inovar, com a criação do Prodasen, que trata da informática legislativa; com a rede de comunicação própria, integrada pela TV, a Rádio, a Agência e o Jornal Senado; com a Universidade do Legislativo (Unilegis); e também com a concepção do Interlegis. Ele assinalou a sabedoria e a experiência do pai ao prestigiar as casas legislativas municipais.

- Certamente foi movido pela sua preocupação em fortalecer o Legislativo em todas as suas instâncias, pois ele sabia dos benefícios que o Interlegis viria proporcionar às câmaras municipais, Brasil a fora - disse.

O autor do projeto que permitiu a renomeação do auditório foi o senador Expedito Junior (PR-RO), que manifestou sua alegria por ser esta a primeira proposição legislativa de sua autoria aprovada pelo Senado. O parlamentar foi eleito para seu primeiro mandato nas eleições gerais de 2006 e tomou posse em fevereiro.

- Quero ser para Rondônia o que foi ACM para a Bahia e, com toda certeza, para o Brasil. Esta é uma homenagem justa a um homem que tinha uma visão futurística - afirmou.

Também participaram do evento o senador Efraim Morais (DEM-PB), 1º Secretário do Senado; os senadores Marco Maciel (DEM-PE) e José Agripino (DEM-RN);o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA); o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia; e o diretor do Interlegis, Márcio Sampaio.

Biblioteca básica

A versão inicial da biblioteca básica do Interlegis - um kit contendo a Constituição federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Código Civil, entre outras obras - foi distribuída simbolicamente para dois presidentes de câmaras municipais: Argemiro Gomes, de Novo Airão (AM), e Renan Vinícius Santos, de Vassouras (RJ). O senador Efraim Morais informou que a distribuição será feita posteriormente a todos os mais de cinco mil municípios brasileiros.



07/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antonio Carlos Magalhães dá nome ao Auditório do Interlegis

Auditório do Interlegis passará a se chamar "Antonio Carlos Magalhães"

Auditório do Interlegis passará a se chamar "Antonio Carlos Magalhães"

Senado terá ala com nome de Antonio Carlos Magalhães

Senado terá ala com o nome de Antonio Carlos Magalhães

ANTONIO CARLOS MAGALHÃES RECEBE PRESIDENTE DA FIAT