Augusto Botelho lembra Dia do Médico e reforça pauta de reivindicações da categoria




Após saudar os profissionais da medicina pela passagem do Dia do Médico, na última segunda-feira (18), o senador Augusto Botelho (sem partido-RR) informou que a categoria deverá se reunir em mobilização nacional em Brasília na próxima semana para entregar ao ministro José Gomes Temporão uma pauta de reivindicações, entre as quais a regulamentação da Emenda 29, que destina mais recursos à saúde.

A categoria, segundo o senador, quer que os recursos sejam utilizados para melhorar a qualidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que sofre com a falta de medicamentos, equipamentos adequados e auxiliares de saúde. Outra reivindicação é tornar a medicina pública carreira de estado, com a realização de concursos públicos.

O parlamentar mencionou ainda o decréscimo do orçamento da União destinado à saúde. Segundo ele, quando o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) chamava-se Instituto Nacional de Saúde e Previdência Social (Inamps), criado em 1974 pelo regime militar e extinto em 1993, o orçamento da saúde era o dobro do atual, de R$ 62,5 bilhões. Na época, o Inamps tinha um orçamento equivalente a R$ 180 bilhões, de acordo com Augusto Botelho.

O senador considera fundamental uma melhor distribuição dos médicos nas regiões mais pobres do país e, para isso, afirmou que esses profissionais precisam receber mais pelas consultas e pequenos procedimentos cirúrgicos, o que não vem acontecendo.



20/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho lembra aniversário de Boa Vista

Novo Código de Ética Médica reforça autonomia do paciente, diz Augusto Botelho

Augusto Botelho lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Augusto Botelho parabeniza e lembra história de criação de Correio Aéreo Nacional

Augusto Botelho comemora um ano do PAC

Augusto Botelho: "PAC já é realidade em Roraima"