Augusto Botelho propõe reflexão sobre a educação brasileira



A propósito do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, o senador Augusto Botelho (PT-RR) propôs, nesta quarta-feira (14), uma reflexão sobre as condições em que se encontra a educação no Brasil e que tipo de Nação está sendo construída. Ele ressaltou que cabe ao professor, entre outras responsabilidades, a produção do saber indispensável à evolução da humanidade, a transmissão do conhecimento às gerações que se sucedem e a condução das pessoas à compreensão do sentido das regras da vida em sociedade.

- Chegamos a um ponto em que atuar no magistério requer bem mais que preparação específica, domínio das técnicas pedagógicas e presença vigorosa em sala de aula. Exige-se hoje em dia do professor que ele seja também pai, psicólogo e orientador para a vida - afirmou.

Augusto Botelho disse que, apesar de conquistas como a universalização do acesso ao ensino fundamental, o Brasil está longe do equilíbrio na área da educação, pois ainda não oferece uma educação básica de qualidade na rede pública de ensino, como exige a realidade contemporânea. O senador assinalou que é preciso reconhecer que a noção do magistério como mero sacerdócio não se sustenta. Na sua avaliação, a profissão exige preparo, avaliações internas e externas de desempenho, zelo e proficiência.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, em aparte, que gostaria de homenagear os professores de sua infância, como a professora Cidalina Abdala, o professor Voltaire e os Padres Bindo e Zinto. Ele lembrou que foi o autor de duas leis, que criaram a Universidade Federal de Roraima e a Escola Técnica Federal de Roraima, hoje Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado de Roraima.

- Avançamos na possibilidade de estudo para os nossos jovens, mas será que avançamos na questão da dignidade do exercício da profissão, quanto aos salários, à aposentadoria e às condições de trabalho? - indagou.



14/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho comemora crescimento da classe média brasileira

Augusto Botelho diz que corrupção corrói toda a sociedade brasileira

Augusto Botelho propõe criação de zona franca em Roraima

Augusto Botelho propõe lei complementar para regular atuação das Forças Armadas em áreas indígenas

Augusto Botelho alerta sobre persistência da tuberculose

Augusto Botelho comenta pesquisa sobre a saúde no Brasil