Azeredo critica governo federal por falta de investimentos no metrô de Belo Horizonte



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em discurso nesta terça-feira (20), criticou o governo federal pela falta de investimentos nas linhas do metrô de Belo Horizonte após 2003, durante os dois mandatos do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Azeredo disse que o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, em visita à capital mineira na segunda-feira (19), defendeu o transporte sobre trilhos como o mais adequado às cidades grandes cidades. Segundo o senador, Serra assumiu o compromisso de - se eleito presidente da República - lutar para que as grandes cidades brasileiras tenham um transporte de massa adequado, economizando o tempo do trabalhador, que hoje não perde até três horas por dia dentro de um ônibus superlotado.

Eduardo Azeredo disse que o metrô em Belo Horizonte, atualmente, tem uma capacidade de transporte de cerca de 100 mil pessoas, numa região metropolitana de 4,5 milhões de habitantes. Isso ocorre, segundo o senador, porque o metrô está inacabado.

- Sua primeira linha está concluída, mas nos últimos sete anos nenhum a mais de linha foi construído - disse o senador.

Eduardo Azeredo criticou também a lentidão do governo na execução dos projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na avaliação do senador, o PAC não seria mais do que "uma lista de vários projetos que deveriam ser feitos".

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Eduardo Azeredo, considerando o PAC como "uma peça de ficção, uma seleção de promessas para outros cumprirem".



20/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo critica não-liberação de verbas para o metrô de Belo Horizonte

Azeredo cobra expansão do metrô de Belo Horizonte

Azeredo comemora anúncio de ampliação do metrô de Belo Horizonte

Mão Santa critica o governo federal pela falta de investimentos em saúde e habitação

Azeredo protesta contra indecisão do governo sobre duplicação da rodovia Vitória-Belo Horizonte

Governo federal investe em melhorias do Anel Rodoviário de Belo Horizonte