BC autoriza bancos a abater do depósito compulsório operações de financiamento rural



O Diário Oficial da União publica nesta terça-feira (20) circular do Banco Central (BC) que amplia incentivos ao crédito rural. Pela medida, os bancos poderão abater do depósito compulsório à vista operações de financiamento ao setor, incluindo a pecuária. Os empréstimos ao setor rural podem ser descontados do percentual de 5% que bancos estão obrigados a recolher ao BC. De acordo com a autoridade monetária, a medida poderá liberar até R$ 3 bilhões em financiamentos para a agricultura e pecuária.

O prazo máximo das operações também foi ampliado de 30 de junho para 30 de setembro de 2012 e agora inclui o setor pecuário e todas as safras, segundo o BC. Anteriormente, a medida só atingia recursos liberados para a safra do Nordeste, a safra de inverno e a safrinha.

A decisão do BC altera a Circular nº 3.573, de 23 de janeiro de 2012, que dispõe sobre a dedução de valor vinculado a financiamentos de crédito rural de custeio agrícola para fins de cumprimento da exigibilidade de recolhimento compulsório sobre recursos à vista.

 

Fonte:
Agência Brasil



20/03/2012 12:34


Artigos Relacionados


Banco Central libera depósito compulsório

BC retira de circulação R$ 61 bi com aumento do depósito compulsório

MP que autoriza o Tesouro a contratar operações de financiamento para exportação será examinada pela Câmara

Banco Central prorroga depósito compulsório para garantir liquidez do sistema bancário

Projeto autoriza abater Fies com prestação de serviços nas áreas de saúde e educação

Bancos querem corte de tributos e de compulsório em troca de redução de juros