Benedito de Lira comemora aprovação de projeto que beneficia pessoas com deficiência



Em discurso nesta quarta-feira (16), o senador Benedito de Lira (PP-AL) ressaltou a importância de o governo promover políticas públicas de inclusão, especialmente no campo do trabalho, para as pessoas com deficiência no Brasil.

Conclamando as autoridades a direcionar mais esforços pela ampliação de políticas e equipamentos públicos em favor das pessoas com deficiência, ele elogiou a aprovação, pelo Senado, do PLS 506/11. O projeto obriga as empresas que receberem benefícios fiscais para atuar em atividades ligadas à Copa das Confederações, à Copa do Mundo, aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos a reservar 5% dos postos de trabalho a pessoas com deficiência.

Segundo afirmou, os 14,5% da população que se declararam portadores de algum tipo de limitação física ou motora, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), precisam dessas políticas para exercer sua cidadania, contribuir para a sociedade, quebrar preconceitos sobre sua capacidade.

O parlamentar mencionou como exemplo bem sucedido de que “quem tem deficiência física não é inútil” a professora Ana Amália Tavares Barbosa, que após um acidente vascular cerebral ocorrido há 10 anos, conseguiu elaborar e defender sua tese de doutorado.

- Não quero transferir às pessoas com deficiência a responsabilidade de resolver problemas apenas com sua força de vontade. Se o poder público oferecer as condições adequadas a esses brasileiros, eles irão cada vez mais longe – observou.

Seca no Nordeste

Benedito de Lira também registrou a situação crítica enfrentada pelos nordestinos, especialmente em Alagoas. Ele pediu que a presidente Dilma Rousseff intervenha rapidamente para evitar que os Bancos do Nordeste (BNB) e do Brasil (BB) continuem a executar as dívidas dos pequenos agricultores nordestinos, colocando suas terras a leilão.

- O caminho é encontrar uma forma de anistiar, para livrar esses pequenos proprietários do machado da execução e eles possam viver, mesmo sofrendo, mas com o mínimo de tranquilidade e debaixo de um teto com sua família – declarou.

O parlamentar pediu para que sejam tomadas decisões definitivas, não mais paliativas como tem sido feito ao longo dos anos. Aproveitou e cobrou ainda agilidade na liberação dos recursos prometidos por meio do Ministério da Integração Regional para ações emergenciais, como a contratação de carros-pipa para que o Exército possa distribuir água potável e garantir “um copo d´água para a população”.



16/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benedito de Lira comemora redução na mortalidade infantil

Benedito de Lira comemora desenvolvimento econômico de Alagoas

Benedito de Lira comemora criação de 2,5 mil vagas nos cursos de medicina

Benedito de Lira defende aprovação da MP da Seca para auxiliar pequenos agricultores

Benedito de Lira pede aprovação de proventos integrais a servidores aposentados por invalidez

Benedito de Lira diz que aprovação de incentivos para regiões mais pobres é justa