Brasil deverá investir mais para garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde



O Brasil terá que destinar mais dinheiro para garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma das alternativas para a área é a parceria entre governo e setor privado. A opinião foi expressa pela presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (2), durante a entrega de novos leitos no Hospital da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS).

A partir de proposta municipal, o hospital da Ulbra passou a ter gestão público-privada, com oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à população por meio do SUS. A ideia foi aprovada pela presidenta, que se colocou como parceira desse tipo de iniciativa, que, na opinião dela, deve ser replicada pelo País.

Dilma Rousseff lembrou que, com o ingresso de mais de 39 milhões de pessoas na classe média e o empenho do governo em retirar da miséria milhões de brasileiros que se encontram à margem dos serviços públicos, a pressão pela qualidade de serviços como educação e saúde aumentou. Para garantir a tríade ‘universalidade, gratuidade e qualidade’ na saúde pública, segundo ela, será preciso racionalizar os recursos existentes, aumentar o número de médicos e garantir maior cobertura na atenção básica.

Para ilustrar a necessidade por investimentos no setor, a presidenta disse que, no Brasil, a saúde pública gasta 2,5% a menos por pessoa que a saúde suplementar e privada; 42% a menos que a Argentina; e 24% a menos que o Chile. Para a presidenta, é engano dizer que o gasto brasileiro com a saúde seja suficiente.


Saúde Toda Hora

O Hospital da Ulbra recebeu nesta sexta 110 novos leitos, sendo 10 deles para assistência aos usuários do SUS na UTI. A iniciativa integra o programa Saúde Toda Hora, que organiza redes de atenção em todo País.

Outras mudanças anunciadas durante o evento foram a adesão do hospital à Rede Cegonha, programa que amplia o cuidado à gestante e ao bebê desde o planejamento familiar até os dois anos de idade da criança, e a criação de um Centro de Parto Normal.


Fonte:
Blog do Planalto



02/09/2011 19:06


Artigos Relacionados


Brasil terá sistema de saúde universal, gratuito e de qualidade, diz Dilma

Sistema de rastreamento animal vai garantir qualidade da carne bovina

Mozarildo: Brasil precisa investir em educação de qualidade para reduzir violência

Saúde precisa de regras estáveis de financiamento para garantir qualidade dos serviços, diz Padilha

Subcomissão quer soluções para Sistema Único de Saúde

ADIADA DISCUSSÃO SOBRE RECURSOS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE