Brasil e União Europeia lançam cartilha para orientar cidadãos contra o tráfico de pessoas



O coordenador-geral de Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo, Adelino Neto participou, no Ministério da Justiça, do Seminário Internacional do Brasil – União Europeia sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento abordou a prevenção e apoio às vítimas desse tipo de crime.

O foco do encontro, na quinta-feira (31), foi estreitar o diálogo entre o Brasil e o continente europeu e discutir medidas que aumentem a capacidade do governo brasileiro de implementar políticas públicas de combate à pratica, com ênfase em investigação criminal. Foi lançada a cartilha “Orientações para o Trabalho no Exterior - Modelos, Jogadores de Futebol e Outros Profissionais Brasileiros” e também o Telecurso de Capacitação para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Adelino Neto afirma que o Ministério do Turismo está atento ao problema e tem participado de encontros com outros órgãos do governo federal para estabelecer ações integradas de combate ao tráfico de cidadãos. “É uma temática que envolve o turismo. As pessoas migram para outros países para melhorar de vida e podem ser enganadas por falsas promessas. Jovens, modelos e jogadores de futebol buscam o seu sonho e quando chegam lá são escravizadas ou prostituídas”, afirma Neto.

Representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário e integrantes de organizações não-governamentais também participaram do seminário. O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ), Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Direitos Humanos, Polícia Federal e pela delegação da União Europeia no Brasil.

 

Fonte:
Ministério do Turismo



04/06/2012 16:18


Artigos Relacionados


MALDANER VAI LANÇAR CARTILHA PARA ORIENTAR CIDADÃOS CONTRA GOLPES E FRAUDES

Mercosul e União Europeia lançam escola virtual

Justiça vai compor rede com União Européia para enfrentar tráfico humano

Itamaraty lança cartilha para alertar brasileiros sobre tráfico internacional de pessoas

Cartilha alerta população sobre tráfico de pessoas

Patrocínio comemora apoio da União Européia à política de saúde do Brasil contra a AIDS