Brasil está maduro para salto qualitativo em defesa nacional, afirma Jobim



Ao participar da abertura da maior feira de tecnologia de defesa e segurança da América Latina — LAAD 2011 —, na manhã desta terça-feira (12), no Riocentro, Rio de Janeiro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que o País está maduro para dar um “salto qualitativo” no que se refere à execução do plano da defesa nacional.

Acompanhado do presidente da República em exercício, Michel Temer, o ministro comentou sobre a Estratégia Nacional de Defesa e a aprovação, pelo Congresso Nacional, do arcabouço legal que reforçou o papel do Ministério da Defesa. Apesar da relevância dessas ações, disse Jobim , muito ainda precisa ser feito. “Precisamos recuperar décadas de atraso”, afirmou.

Em nome da presidenta Dilma Rousseff, que realiza viagem oficial à China durante esta semana, Michel Temer, destacou a imagem do Brasil na comunidade internacional. “Hoje o Brasil é olhado por todos os países estrangeiros com grande respeito, com grande interesse nas nossas questões internas, na nossa produção.”

Segundo Temer, em apenas dois anos o número de expositores dobrou e conta com destaque de países da América do Sul, da África e da Ásia, o que, para ele, demonstra a importância da defesa para os países. “Embora aqui se esteja tratando de aparelhagem, armamento bélico, etc, é interessante como isso colabora para a paz. Em primeiro lugar porque, na verdade, ela faz uma integração, não só do setor público como com o setor privado, como faz a integração dos vários países interessados nessa matéria”.


Laad

A LAAD 2011 – Latin America Aerospace & Defence segue até a próxima  sexta-feira (15). Participam do evento mpresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, bem como polícias, forças especiais e serviços de segurança.

Entre os empresários estão desenvolvedores de tecnologia de ponta em equipamentos, sistemas, dispositivos de proteção, simuladores, aeronaves, veículos e embarcações militares.

Na edição deste ano, foram confirmados 600 expositores dos mais diversos setores de defesa, além de 55 delegações de 53 países. A estimativa dos organizadores é que mais de 24 mil pessoas visitem os pavilhões da feira.


Fonte: 
Ministério da Defesa
Blog do Planalto



12/04/2011 17:26


Artigos Relacionados


Lobão aponta necessidade de "salto qualitativo" no crescimento econômico

Especialistas dizem que Brasil está maduro para reestruturar regulamentação da concorrência na economia

Brasil vai dar salto de infraestrutura, afirma Dilma

Defesa do país está integrada à política de desenvolvimento, diz Jobim

Brasil é ouro no salto com vara e no salto em distância

Nelson Jobim participa do relançamento da Frente Parlamentar de Defesa Nacional