"Brasil não é um país corrupto", diz diretor do Banco Mundial



O diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, John Briscoe, disse, após reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta segunda-feira (4), que o Brasil não é um país corrupto. Há dez dias a instituição anunciou que limitará empréstimos a países com governos envolvidos em corrupção. John Briscoe disse que a corrupção atinge diversos países - incluindo Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha - e que o Brasil já está em um processo de combate a essas práticas, com a participação inclusive dos próprios governantes.

- Há no Brasil muitas coisas vindo à superfície, isso é sinal de uma democracia cada vez mais aberta, transparente, com uma população mais atenta, mas o combate à corrupção é um processo, não acontece de um dia para o outro - disse, exemplificando ainda que o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) permite uma das mais modernas gestões de orçamento público do mundo.

Além do combate à corrupção, o diretor do Bird disse ainda que conversou com Renan sobre o aumento da participação do banco junto aos seus países membros, a fim de lhes proporcionar maior governabilidade. Este será o tema da reunião anual conjunta entre o banco e o Fundo Monetário Internacional (FMI), neste mês, em Cingapura: "Fortalecendo o Compromisso do Banco Mundial com a Governabilidade e o Combate à Corrupção".

Segundo John Briscoe, o Bird deve estreitar os laços com o governo brasileiro - a seu ver, atualmente quase restrito ao âmbito do Executivo - , por meio do Congresso, Poder Judiciário e da própria sociedade civil, visando a ajudar o Brasil na resolução de seus problemas, entre eles o desempenho dos serviços públicos.

- O Brasil tem de melhorar o funcionamento do setor público para garantir a redução de pobreza e impulsionar o desenvolvimento econômico. O povo brasileiro paga por serviço de hotel cinco estrelas e recebe tratamento de três. O desempenho no setor público tem de ser melhor - afirmou.



04/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA RECEBE DIRETOR DO BANCO MUNDIAL

Renan discutirá reformas com diretor do Banco Mundial

AMORIM ACUSA DIRETOR DO BANCO MUNDIAL DE OMISSÃO EM CASO DE DESVIO

DIRETOR DO BANCO MUNDIAL EXPLICA CONDIÇÕES PARA EMPRÉSTIMOS AOS ESTADOS

Desequilíbrios regionais estão na raiz da crise mundial, diz diretor do Banco Central

Diretor do Banco Mundial visita Senado e anuncia aprovação de empréstimo para o Rio Grande do Sul