Brasil participa de reuniões em Paris sobre combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo



Acontecem nesta semana, em Paris, na França, na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), reuniões dos grupos de trabalho e de plenária do Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi). Entre os representantes brasileiros está o  Subprocurador-Geral da Procuradoria-Geral do Banco Central (PGBC), Arício Fortes. Nessa plenária do Gafi, serão aprovadas as novas recomendações que devem ser cumpridas pelos países e seus sistemas financeiros, para a prevenção e combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa.

O documento será resultado de dois anos e meio de trabalho, em que o grupo de peritos de alguns países integrantes do Gafi atualizaram as recomendações e fundiram as antigas nove recomendações especiais sobre financiamento do terrorismo, com as 40 recomendações originais, que eram voltadas exclusivamente contra a lavagem de dinheiro.

Após a aprovação das novas recomendações pela plenária, deverá ser revista a Metodologia de Avaliação, que fundamenta os trabalhos de avaliação dos diversos países integrantes do Gafi e dos órgãos regionais similares, como por exemplo, o Grupo de Ação Financeira da América do Sul (Gafisul), que compreende mais de 180 jurisdições. 

As avaliações periódicas realizadas pelo Gafi analisam se os países estão cumprindo as normas e se representam ou não risco para o sistema financeiro internacional. O sistema legal e regulatório do Brasil foi avaliado em 2010 e se encontra atualmente em processo de acompanhamento. 

Com a conclusão da revisão da metodologia, está previsto que a nova rodada de avaliações dos países seja iniciada no primeiro semestre de 2013, com possibilidade de um novo encontro em 2015, no Brasil.

 

Fonte:
AGU



13/02/2012 15:53


Artigos Relacionados


Brasil investe no combate ao terrorismo e à lavagem de dinheiro

Brasil avança no combate à lavagem de dinheiro

Aprovado acordo entre Brasil e Estados Unidos para o combate à lavagem de dinheiro

MJ capacita Ministério Público da Paraíba em curso sobre combate à lavagem de dinheiro

CCJ aprova proposta que combate lavagem de dinheiro

Autoridades discutem combate à corrupção e lavagem de dinheiro