Brasil sedia pela primeira vez a maior conferência mundial sobre defesa da concorrência



Pela primeira vez, um país sulamericano vai sediar a Conferência Anual da Rede Internacional da Concorrência, a International Competition Network (ICN). Desta terça-feira(17) até o dia 20 de abril, será realizada a 11ª edição do encontro, no Rio de Janeiro. Trata-se do maior evento internacional para discussão e apresentação de políticas e práticas de defesa da concorrência. Participam da abertura da conferência, às 9 horas da terça-feira (18), representantes do Ministério da Justiça e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A conferência não será aberta ao público.

A ICN foi criada em 2001 e reúne 119 autoridades da concorrência de cerca de 80 países. O objetivo das reuniões anuais é promover uma convergência mundial de práticas e regras antitruste. O Brasil recebe a conferência no ano em que implementa seu Sistema de Defesa da Concorrência. Em maio, entra em vigor uma nova lei para o setor (lei nº 12.529).

Além de unificar as atividades do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência no Cade, a nova lei reduz os prazos de avaliação das fusões e aquisições. Porém, a principal mudança é que essas operações passarão a ser analisadas antes da realização. O Brasil é um dos poucos países onde são analisadas depois de concluídas. O novo modelo estimula o ambiente competitivo e melhora as condições para a defesa dos direitos econômicos.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



17/04/2012 16:18


Artigos Relacionados


Rio de Janeiro sedia conferência sobre concorrência

SP sedia conferência mundial sobre regiões metropolitanas

SP sedia conferência mundial sobre regiões metropolitanas

Brasil sedia pela 1ª vez conferência interamericana contra corrupção

Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica pela primeira vez

Brasil sedia conferência sobre clima e desenvolvimento em regiões semiáridas