CAE aprova programação monetária



AComissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou parecer do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) sobre a programação monetária do terceiro trimestre deste ano, enviada pelo Executivo. No seu relatório, Garibaldi propôs dois projetos: um de decreto legislativo acolhendo o relatório do período de julho a setembro e um projeto de lei para alterar os atuais procedimentos exigidos do Banco Central.

Isto porque ele considera que o acompanhamento da oferta de moeda, como é feito atualmente com as programações trimestrais sendo analisadas pelo Senado Federal, se tornou -inócuo- após a adoção do câmbio flutuante e da política monetária baseada em metas de inflação.O relator defende uma atualização da legislação do Plano Real, para que o Senado possa desempenhar -uma real supervisão da política monetária-.

O texto do projeto de lei apresentado por Garibaldi dispensa o relatório trimestral do BC sobre o comportamento previsto para os chamados agregados monetários (meios de pagamento e base monetária), que é votado pela CAE. Além disso, revoga outros dispositivos da Lei nº 9.069, de 1995, que instituiu o Real, como o que estabelece que a emissão de reais fica vinculada à disponibilidade de reservas internacionais, regra que deixou de ser obedecida com o fim do câmbio fixo e da política monetária baseada em expansão programada da oferta de moeda, substituídos pelo câmbio flutuante e pelas metas de inflação.

Discussão

O relatório de Garibaldi teve apenas um voto contrário, o do senador Almeida Lima (PDT-SE), que havia pedido vista da matéria na reunião da terça-feira passada (5). Almeida Lima discordou da argumentação do relator, principalmente em relação à ineficácia de o Senado acompanhar a expansão da oferta de moeda e à proposta de dispensa dos relatórios trimestrais elaborados pelo BC e submetidos ao Conselho Monetário Nacional (CMN) e, posteriormente, à CAE.

Almeida Lima criticou, ainda, a política econômica -recessiva- que vem sendo adotada pelo governo e que está expressa, segundo o senador, nos indicadores enviados no relatório da programação monetária do terceiro trimestre. Ele destacou a variação negativa do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,06% no primeiro trimestre deste ano e a taxa de desemprego, que subiu de 12,1% em março para 12,4% em abril. - A economia andou de mal a pior-, avaliou, acrescentando que o ajuste monetário e fiscal produziu -índices sociais aterradores-.

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), no entanto, defendeu o parecer de Garibaldi. Voltou a ressaltar que na atual política monetária é muito mais importante a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que decide a taxa básica de juros da economia. E sugeriu convidar o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para explicar as decisões do Copom e a evolução da política de metas inflacionárias.O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) exortou a CAE a encontrar caminhos para que se restabeleça a supervisão da política monetária oficial pelo Senado. E o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) informou que apresentou projeto de lei propondo a reorganização da atuação do Banco Central. Ele disse que a sua proposta pode resolver a questão do monitoramento da política monetária oficial.



12/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova programação monetária do 4º trimestre

CAE aprova programação monetária do trimestre

CAE aprova programação monetária do 1º trimestre

Senado aprova programação monetária

CAE APROVA PROGRAMAÇÃO MONETÁRIA DO GOVERNO

CAE aprova programação monetária para 2007