Campanha de valorização do idoso será lançada nesta quarta em conferência



Uma campanha para valorizar as pessoas idosas do País será lançada nesta quarta-feira(23), na abertura da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que começa em Brasília (DF). A mobilização será realizada pela Secretaria de Direitos Humanos em parceira com os Correios e vai divulgar as ações do Disque 100 para este público específico.

Será assinado também um termo para a criação dos Conselhos de Direito dos Idosos e a implementação de um fundo voltado às políticas públicas para a população com mais de 60 anos. O termo será assinado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

São esperadas para o evento mais de mil pessoas de todo o País. Delegados, conselheiros e representantes dos governos vão debater sobre o envelhecimento com qualidade de vida, os avanços e os próximos desafios da Política Nacional do Idoso.  A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, abre as atividades do evento às 19h.


Mais de 60

Segundo estimativas do IBGE, para os próximos 30 anos, a previsão é que os idosos ultrapassem 50 milhões de pessoas, o equivalente a 28% da população. Conforme o Censo 2010, o percentual de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 8,6%, em 2000, para 10,8% em 2010. Em 78 municípios brasileiros, uma em cada cinco pessoas tem 60 anos ou mais, ou seja, 20% da população de cada cidade.

Dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), coordenado pela SDH, também registraram, somente este ano, com exceção do mês de novembro, um total de 30.082 denúncias de violências contra idosos em todo o País.

Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos

 

23/11/2011 21:38


Artigos Relacionados


Campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta quarta-feira (14)

Nova Campanha de Doação de Órgãos é lançada nesta quarta-feira (25)

Caravana Siga Bem Caminhoneiro será lançada nesta quarta-feira (29)

Frente parlamentar em defesa do cinema será lançada nesta quarta

Campanha contra exploração sexual será lançada nesta quinta-feira (1º)

Campanha pela formalização dos empregados domésticos será lançada nesta terça