Campanha nacional celebra Dia Nacional da Adoção



A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a organização não-governamental (ONG) Aconchego lançam nesta terça-feira (24), às 19h30, em Brasília, a campanha nacional “Adoção: família para todos”. A ação faz parte das comemorações do Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. O evento contará com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de crianças e adolescentes excluídos pelos perfis idealizados pela maior parte dos pais adotivos. Dos cerca de 29 mil meninos e meninas que vivem em abrigos no Brasil, apenas quatro mil estão aptos para adoção. Desse total, aproximadamente a metade é de raça negra e 21% possuem problemas de saúde como deficiência física ou intelectual, segundo dados divulgados pelo Cadastro Nacional da Adoção em abril.

De acordo com a presidente do projeto Aconchego, Soraya Rodrigues Pereira, a quantidade de crianças aptas para adoção não corresponde à realidade encontrada nos abrigos. A Justiça também enfrenta dificuldade em encaixar perfis com idade acima dos três anos, do sexo masculino e crianças que possuem irmãos. "Escolhemos essa data justamente para chamar a atenção da necessidade de tratar o tema como um direito da criança e não apenas para atender um desejo dos adultos. Normalmente, ainda se pensa em encontrar uma criança que se adapte ao filho imaginado pelos pais que se candidatam à adoção e essa criança idealizada é o inverso da realidade dos abrigos”, diz.

Será exibido no evento um documentário produzido pela ONG Aconchego em parceria com a Universidade Católica de Brasília. O vídeo mostra histórias bem sucedidas de adoções fora do padrão que acontecem no País inteiro, como a adoção de tardia (crianças acima de três anos), inter-racial e com necessidades especiais (deficiências diversas, soropositivas, doenças tratáveis). O documentário também será disponibilizado na internet para os grupos de apoio à adoção de todo Brasil e veiculado em pequenos trechos em emissoras de televisão.


Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República



23/05/2011 19:50


Artigos Relacionados


Governo prepara campanha nacional para estimular a adoção de crianças e adolescentes

País ganha Dia Nacional da Adoção

Rádio Senado debate Lei Nacional de Adoção

CCJ aprova proposta de nova Lei Nacional de Adoção

Senado aprova nova Lei Nacional de Adoção

Presidente Lula sanciona nova Lei Nacional de Adoção