Carlos Patrocínio defende projeto que torna mais seguro o armazenamento de combustíveis



O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) defendeu a aprovação de projeto de sua autoria segundo o qual todo recipiente fixo ou móvel que se destine a conter combustível inflamável, líquido ou gasoso deverá ter dispositivo de segurança capaz de evitar explosão, decorrente de fonte externa de calor. A proposta tramita em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Para o senador, o projeto é plenamente justificado pela evidência de que os depósitos de combustíveis inflamáveis são "verdadeiros inimigos ocultos" e representam uma ameaça constante à segurança dos cidadãos, sobretudo os que moram nos centros urbanos. Segundo observou, os depósitos estão nos esgotos, dutos subterrâneos de energia elétrica e de telefone, sob avenidas ou ruas, casas, edifícios e centros comerciais.

De acordo com o projeto, o dispositivo de segurança também deverá ser usado no botijão de gás. Carlos Patrocínio lembrou que, apesar de o gás de cozinha não oferecer risco de explosão, a não ser em caso de vazamento, pode representar um autêntico artefato caso seja exposto a uma alta fonte de calor.

O senador acrescentou que a própria Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) já solicitou, por diversas vezes, a aprovação de uma legislação sobre o assunto. A seu ver, é necessário que a CAS aprove o projeto, pois este tem por objetivo assegurar à sociedade integral defesa contra os riscos de explosões.



05/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROPOSTA DE CARLOS PATROCÍNIO TORNA O VOTO FACULTATIVO

CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE PROJETO PARA FLORESTAS DE BABAÇU

PATROCÍNIO PEDE MAIS FISCALIZAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS

Ferramenta torna planejamento cirúrgico mais seguro

PROJETO DE PATROCÍNIO TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE SALVA-VIDAS

AGUARDA VOTAÇÃO NA CAE PROJETO QUE TORNA SEGURO DE CONSÓRCIOS OBRIGATÓRIO