Casagrande e Dornelles vão apresentar emendas a projeto do pré-sal



Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ) e Renato Casagrande (PSB-ES) anunciaram que pretendem apresentar, na tarde desta terça-feira (30), emendas ao Projeto de Lei da Câmara 16/10, que institui o regime de partilha na exploração do petróleo e que muda regras de distribuição de recursos entre estados e municípios. Esta é a data limite para apresentação de emendas sobre o tema na Comissão Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

VEJA MAIS

Na visão dos senadores, o texto, como veio da Câmara, viola contratos já em vigor e estaria em contradição com os artigos 20 e 176 da Constituição - sendo, portanto, inconstitucional. Dornelles e Casagrande também afirmam que o PLS 16/10 não estabelece o percentual do ressarcimento da União à empresa exploradora.

O senador Francisco Dornelles explicou que é contrário ao sistema de partilha, que não é utilizado em nenhum dos casos bem sucedidos de exploração de petróleo no mundo. Conforme observou, da forma como o projeto veio da Câmara, caso a empresa exploradora apresente, por exemplo, um custo de 100% na exploração, não haverá ganho para a União ou para estados e municípios. Se o custo superar os 100%, frisou Dornelles, a União terá até mesmo que pagar.O ressarcimento é feito em petróleo e, tradicionalmente, nos países que utilizam o sistema, é feito entre 40 e 60% dos gastos com a exploração da empresa encarregada da extração.

Os senadores querem também que o prazo de ressarcimento seja explicitado no projeto de lei. Em outros países, normalmente, é feito à base de 10% ao ano.Casagrande explicou ainda que o projeto de partilha viola contratos já em vigor, porque altera tudo o que prevalece até agora, pelo sistema de concessão.

Cezar Motta/ Agência Senado



30/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande vai apresentar projeto para criar o portal de transparência do Senado Federal

Senadores já podem apresentar emendas ao projeto que cria a Petro-Sal

Senadores já podem apresentar emendas ao projeto que define escolas comunitárias

Senadores já podem apresentar emendas ao projeto que define escolas comunitárias

Dornelles vai apresentar segundo relatório de reestimativa de receitas

Comissão deve apresentar em 45 dias estudo sobre spreads bancários, diz Dornelles