Casildo Maldaner anuncia visita de comissão de Defesa Civil do Senado a Santa Catarina




O senador Casildo Maldaner (PMDB - SC) anunciou, em discurso nesta quinta-feira (2), viagem que a Comissão Especial de Alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil fará na sexta-feira a Florianópolis (SC), a primeira de uma série de diligências externas. Eles também visitarão Rio de Janeiro, Manaus, Campo Grande e Recife.

A intenção das viagens é conhecer mais profundamente as realidades regionais e as demandas específicas da Defesa Civil de cada estado.
Os dados coletados a partir das audiências públicas em que serão ouvidas as equipes profissionais que trabalham na área auxiliarão a comissão a elaborar um anteprojeto para criar uma nova legislação para a Defesa Civil do Brasil.

Além das audiências nos estados, explicou Casildo Maldaner, a comissão pretende estudar as estruturas da Defesa Civil de países como Japão, Chile, Austrália e Estados Unidos e, para isso, contarão com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e das respectivas embaixadas, explicou.

Em 90 dias, a comissão - formada também pelos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Inácio Arruda (PCdoB-CE) - pretende apresentar o anteprojeto. Casildo Maldaner é o relator. Eles pesquisarão projetos já em tramitação no Congresso sobre o tema e tratarão da institucionalização de um Fundo Nacional de Defesa Civil, desburocratizado e descentralizado, entre outros tópicos.

- Entendemos como necessária uma mudança de paradigma, uma visão de Defesa Civil, com grande atenção ao caráter preventivo. No Brasil, temos sido, via de regra, imprevidentes - disse.



02/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner anuncia encontro para debater futuro do PMDB em Santa Catarina

Casildo Maldaner representará o Senado em evento de defesa civil na Suíça

Casildo Maldaner registra vitória em Santa Catarina

Maldaner anuncia audiência da Comissão de Defesa Civil em Manaus

Maldaner anuncia audiência pública da Comissão de Defesa Civil no Rio

Casildo Maldaner comemora 40 anos do cooperativismo em Santa Catarina