Cavalcanti anuncia início de estudos para o Porto de Lucena




O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) anunciou nesta terça-feira (24) que o governo do estado da Paraíba já contratou a empresa que fará os estudos de batimetria necessários à implantação do porto de águas profundas da Paraíba, situado no município de Lucena, a 40 quilômetros de João Pessoa.

Roberto Cavalcanti explicou que esses estudos antecedem e subsidiarão o projeto de pré-viabilidade técnica, econômica, ambiental e legal; o estudo de alternativas de localização do porto; e a elaboração do projeto de engenharia, com o respectivo orçamento das obras.

O senador assinalou que o Porto de Cabedelo é antigo (tem mais de 100 anos) e tem limitações quanto à profundidade, que não poderá ultrapassar os 11 metros. Ele disse que essa profundidade é insuficiente para os navios de 70 mil toneladas ou mais, que precisam de portos com 13 metros de profundidade para atracar. Além disso, acrescentou o senador, Cabedelo enfrenta dificuldades para o armazenamento de mercadorias.

Essa é uma das razões, afirmou o senador, pelas quais 21% dos produtos importados e exportados pela Paraíba passam pelo Porto de Suape, em Pernambuco. Ele acrescentou que por lá passa também o minério de ferro oriundo da Mina do Bonito, em Jucurutu, no Rio Grande do Norte, que vai por rodovia até a Paraíba, para transbordo no terminal da Companhia Ferroviária do Nordeste, com destino a Suape.

Roberto Cavalcanti salientou que tanto o minério oriundo do Rio Grande do Norte quanto o das recém-descobertas jazidas de Cajazeiras, no interior da Paraíba, encontrariam melhor escoamento pelo Porto de Lucena. Ele disse ainda que outra motivação para a obra é que a Paraíba não foi beneficiada com nenhum projeto estruturante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.



24/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti defende investimentos no Porto de Lucena

Sérgio Zambiasi comemora início de estudos técnicos para a construção de nova ponte em Porto Alegre

Alckmin anuncia início de operação da décima turbina em Porto Primavera

Início dos estudos

Início dos estudos

Saúde assina contrato para início das obras da primeira UPA 24h de Porto Alegre