CCJ analisa pedido de informações de Suplicy sobre Banco do Nordeste



Como a Medida Provisória nº 70 (que permite a participação de capital estrangeiro em empresas jornalísticas) está trancando a pauta do Senado e impedindo a votação de projetos terminativos nas comissões da Casa, a pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (4), marcada para as 10h, só terá a apreciação de matérias não terminativas. Uma delas é o requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pedindo ao ministro da Fazenda informações sobre denúncias de irregularidades em projetos financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil.

Suplicy quer a relação de todos os projetos financiados pelo banco no período de 1995 a 2002, cujos valores ultrapassem R$ 300 mil. Ele também solicita a localização de cada projeto, o credor, o objeto e o prazo de carência, além da quantia aprovada e da liberada. O senador também quer saber o montante da dívida atual de cada um dos credores e o que o banco está fazendo para recuperar os recursos emprestados. O parecer do senador Ademir Andrade (PSB-PA) é pela constitucionalidade, juridicidade, mérito e pertinência do requerimento.

Outra matéria que poderá ser analisada na CCJ é o parecer do senador Amir Lando (PMDB-RO) favorável ao projeto de decreto legislativo do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que tem como objetivo sustar o decreto editado pelo presidente da República autorizando a cisão de Furnas Centrais Elétricas e alterando o objeto social da Nuclen - Engenharia e Serviços. O decreto presidencial também viabiliza a transferência da autorização para construção e operação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. O senador Romero Jucá (PSDB-RR) apresentou voto em separado pela rejeição da proposta.



03/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova pedido de informações sobre contratos do Banco do Nordeste com a "Beach Park"

CFC analisa pedido de mais informações sobre denúncia contra DNER

CCJ aprova pedido de informações sobre intervenção no Banco Pontual

Aprovado pedido de informações ao Banco Central sobre Banestado

Suplicy encaminha à Mesa pedido de informações sobre administração do Senado

Suplicy pede informações sobre compra do banco ABN Amro