CCJ APROVA CRIAÇÃO DE VARAS NA JUSTIÇA FEDERAL



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou hoje (dia 17) parecer do relator, senador Esperidião Amin (PPB-SC), favorável ao projeto de lei de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça que cria nova estrutura para a Justiça Federal de Primeiro Grau da 4ª Região. Caso a matéria seja aprovada também em plenário, serão criadas 50 varas, com os respectivos cargos de juiz federal e de juiz federal substituto.

Do total de 50 novas varas a serem criadas, 16 passarão a funcionar no Rio Grande do Sul, 15 no Paraná e sete em Santa Catarina. As 12 restantes, sem localidade especificada, serão implantadas gradativamente, de acordo com as necessidades do serviço e a critério do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Alegando inconstitucionalidade, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) apresentou voto em separado suprimindo o inciso que criava as 12 varas sem especificação de localidade. Seu voto foi rejeitado pela maioria dos senadores da CCJ, que preferiram acompanhar o parecer do relator.

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Romeu Tuma (PFL-SP), Francelino Pereira (PFL-MG), Ramez Tebet (PMDB-MS) e José Fogaça (PMDB-RS) defenderam a aprovação do projeto. Ao apresentar o seu relatório, o senador Esperidião Amin disse que "o poder de relocalizar varas é um ato de sensatez administrativa".



17/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APROVA CRIAÇÃO DE JUIZADOS ESPECIAIS E CEM NOVAS VARAS NA JUSTIÇA FEDERAL

PLENÁRIO APROVA CRIAÇÃO DE VARAS NA JUSTIÇA FEDERAL PARA ESTADOS DO SUL

Criação de 230 varas na Justiça Federal passa na CCJ

Aprovada criação de três varas da Justiça Federal no Amapá

REQUIÃO REAPRESENTA EMENDA SOBRE CRIAÇÃO DE VARAS DA JUSTIÇA FEDERAL

FRANCELINO PEREIRA DEFENDE CRIAÇÃO DE NOVAS VARAS NA JUSTIÇA FEDERAL