CCJ aprova critérios para inscrição no Livro dos Heróis da Pátria



Brasileiros ou grupos de brasileiros que tenham demonstrado especial dedicação à defesa da pátria, à integração nacional ou à construção da identidade nacional poderão ter seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria. Esses critérios estão estabelecidos em projeto (PLC 91/05) aprovado nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A proposta determina ainda que podem ter seus nomes registrados aqueles que tenham se destacado por excepcional contribuição ao processo de formação do povo brasileiro, ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país ou à constituição do Estado democrático de direito. O Livro dos Heróis da Pátria está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves, em Brasília.,

De autoria da deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), a proposta prevê ainda que a sugestão de registro de nome no livro seja apresentada por meio de projeto de lei específico, em que haverá "circunstanciada fundamentação" da homenagem que se pretende prestar.

O registro deverá ter finalidade exclusivamente cívica e educativa e "visará ao resgate da memória brasileira como instrumento de afirmação da identidade nacional e de valorização da cidadania."

O projeto estabelece ainda o espaço mínimo de 50 anos, contados da data de falecimento, para o registro do nome de personagem histórico no Livro dos Heróis da Pátria. A relatora na CCJ, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), apresentou voto favorável à proposição.

A matéria será examinada ainda pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) antes de ir a Plenário.



12/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto visa mudar critérios para inscrição no Livro dos Heróis da Pátria

CE aprova inscrição do nome de Getúlio Vargas no livro dos Heróis da Pátria

Alcântara defende aprovação de regras para inscrição no Livro dos Heróis da Pátria

Maciel propõe inscrição do nome de Frei Caneca no Livro dos Heróis da Pátria

Senado aprova inclusão do Marechal Osório no Livro dos Heróis da Pátria

Marco Maciel propõe nomes para Livro dos Heróis da Pátria