CCJ caminha para aprovar mudança na tramitação de MPs



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) caminha para aprovar novo relatório do senador Aécio Neves (PSDB-MG) sobre a proposta de emenda à Constituição que muda a tramitação das medidas provisórias (PEC 11/11). O novo texto mantém a validade imediata das MPs, mas impede a inclusão de "penduricalhos" nos textos e prevê seu arquivamento ainda na Câmara caso os deputados a rejeitem.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) chegou a defender uma proposta que criasse limitações mais rigorosas às medidas provisórias, mas disse que, diante do acordo, votaria a favor da solução de consenso.

O primeiro substitutivo à PEC 11/11 apresentado por Aécio previa que as medidas provisórias só passassem a valer depois de aprovadas por uma comissão mista de parlamentares. A nova proposta mantém a vigência imediata após a edição, mas cria a possibilidade de as MPs serem transformadas em projeto de lei caso a comissão mista assim decida. Tal comissão será composta por 12 senadores e 12 deputados e terá 10 dias para analisar os pressupostos de relevância e urgência de cada MP.

Outra mudança importante incluída no substitutivo é impedir que sejam incluídos nos textos das medidas provisórias "matéria estranha ao objeto, ou a ele não vinculada por afinidade ou pertinência".

O relatório de Aécio estabelece que a Câmara terá 60 dias para votar cada medida provisória e o Senado, 45 dias. Se a Câmara tiver que reexaminar a matéria em razão de mudanças feitas pelos senadores, os deputados terão mais 15 dias. Entretanto, se os deputados rejeitarem a MP ou se ela não for votada no prazo estabelecido de 60 dias, será arquivada, como já acontece com os projetos de lei ordinária.

O substitutivo de Aécio seguirá para análise do Plenário e, posteriormente, se aprovado, será apreciado na Câmara dos Deputados.

Mais informações a seguir



11/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso está reunido para votar mudança na tramitação dos vetos

Renan admite mudança no regimento para apressar tramitação das reformas

Mudança na tramitação de medidas provisórias pode ser confirmada este ano

José Jorge propõe mudança na forma de tramitação dos vetos

Ricardo Ferraço lê editorial de 'O Globo' que pede mudança na tramitação de MPs

Perda da validade de MPs traz à tona discussão sobre mudança na tramitação