CCJ votará pedido de informações sobre bancos Marka, FonteCindam, Modal, Boa Vista e Pactual



Requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) solicitando ao Ministério da Fazenda informações sobre os resultados financeiros e os balancetes mensais dos bancos FonteCindam, Marka, Modal, Boa Vista e Pactual durante os anos de 1997 e 1998 deverá ser votado nesta quarta-feira (dia 27), às 10h, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O parecer do relator, senador Bello Parga (PFL-MA), é pelo encaminhamento do requerimento ao ministro Pedro Malan.

Com as informações do Ministério da Fazenda, Eduardo Suplicy pretende checar se procedem os indícios de que houve um suposto esquema de vazamento de informações sobre taxas de juros e câmbio envolvendo pessoas com acesso ao Banco Central. O senador registrou que estudos do Instituto Brasileiro de Mercados de Capital constataram que os bancos FonteCindam, Boa Vista e Marka operavam nos meses que antecederam à mudança do regime cambial, ocorrida em janeiro de 1999, muito mais no movimento dos juros do que os seus concorrentes.

A CCJ também deverá votar o projeto do senador Paulo Souto (PFL-BA) que cria a Unidade de Fiança Penal (UFP) como referencial para o cálculo e aplicação da fiança penal, deixando ao Executivo a incumbência de estabelecer o seu valor. A UFP substitui os indexadores Salário Mínimo de Referência e Bônus do Tesouro Nacional como referenciais para o estabelecimento da fiança. O parecer do relator, senador Romeu Tuma (PFL-SP), é pela aprovação da matéria, que já teve sua discussão encerrada no dia 2 de maio.

Outra matéria incluída na pauta de 23 itens da CCJ é o projeto do senador Edison Lobão (PFL-MA) que pretende estimular o cumprimento das obrigações contratuais nos programas habitacionais de iniciativa pública. Em vez das regras de hoje que estabelecem punições aos inadimplentes, a proposta determina que sejam estabelecidos benefícios para os adimplentes nos programas habitacionais de interesse social. O parecer do relator, senador José Fogaça (PMDB-RS), é pela aprovação.

26/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARRUDA: TERESA GROSSI NÃO PARTICIPOU DA DECISÃO SOBRE MARKA E FONTECINDAM

RELATÓRIO SOBRE VENDA DE DÓLARES PARA MARKA E FONTECINDAM SAI ATÉ QUINTA-FEIRA

CCJ aprova pedido de informações sobre bancos envolvidos em escândalos

CCJ aprova pedido de informações sobre bancos estaduais privatizados

Aprovado pedido de informações sobre lucro de bancos com desvalorização cambial

CCJ aprova pedido de informações sobre títulos emitidos pelos bancos Rural e BMG no exterior