CDH debate igualdade racial



Após a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, no último dia 20, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) se prepara para realizar uma audiência pública na próxima segunda-feira (24) para debater a igualdade racial. O tema escolhido foi "O negro no Brasil". Foram convidadas diversas autoridades, como o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, e o Advogado-Geral da União, José Antonio Dias Toffoli.

Na última quinta-feira, enquanto o Senado comemorava o Dia Nacional da Consciência Negra, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL 73/99) que reserva 50% das vagas em cada curso e turno de universidades federais para estudantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas. O projeto seguiu para sanção do presidente da República.

De acordo com o projeto, as vagas destinadas à rede pública terão de ser distribuídas a candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas em uma proporção no mínimo igual à da população do estado onde está a universidade. O critério da proporção observará os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A renda também será um critério a ser observado para definir os beneficiados.

A audiência pública da segunda-feira terá início às 9h.



21/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ debate igualdade racial com 13 convidados

Começa debate sobre igualdade racial

Conferência da Igualdade Racial debate democracia sem racismo

Seminário debate igualdade racial nas eleições municipais

CDH debate atuação de instituições que defendem igualdade racial

Paim anuncia debate sobre igualdade racial