CE pode votar obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais nas escolas



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) reúne-se nesta quarta-feira (27), a partir das 10h30, para examinar uma pauta de 21 itens. Um deles é o projeto de lei do presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB (Lei 9.394/96), a fim de determinar a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Cristovam explica na justificação de seu projeto (PLS 14/07) que a proposta é uma iniciativa que visa à integração dos portadores de deficiência auditiva às escolas e à sociedade. Para o senador, é necessário tornar qualquer cidadão capaz de se comunicar por meio da Libras.

O projeto, que receberá decisão terminativa na CE, tem como relatora a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Em substitutivo apresentado à matéria, a senadora fixa o prazo de três anos para que os estabelecimentos de ensino se adaptem à determinação.

Na pauta da reunião, também estão quatro projetos de lei que instituem datas comemorativas. O primeiro deles (PLS 673/07), de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), institui o Dia da Integração Jurídica Latino-Americana, a ser comemorado anualmente em 19 de agosto. A proposta visa homenagear e preservar a memória do jurista e advogado brasileiro Augusto Teixeira de Freitas.

Outro projeto (PLC 35/08) institui o dia 11 de agosto como o Dia do Advogado. Já o Dia Nacional do Despachante Documentalista - 12 de dezembro - é proposto pelo PLC 63/08; e o Dia Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres é fixado em 14 de outubro no PLC 06/08.

Escolas

A CE analisará também cinco projetos que propõem a criação de escolas técnicas e de um centro federal de educação. Os PLSs 575/07 e 647/07, do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), pedem a instalação da Escola Técnica Federal Naval do município de Itacoatiara (AM) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Manacapuru (AM), respectivamente. Já o PLS 454/07, do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), propõe a criação da Escola Técnica Federal de Luziânia (GO). O senador Cristovam Buarque quer criar a Escola Técnica Federal do Santo Antônio do Descoberto (GO) por meio do PLS 675/07. A CE analisa ainda o projeto (PLS 130/08) do senador Expedito Júnior (PR-RO) de criação da Escola Técnica Federal de Nova Mamoré (RO).



25/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta sobre ensino da Língua Brasileira de Sinais pode ser votada em fevereiro

Ensino da Linguagem Brasileira de Sinais pode se tornar obrigatório nas escolas

MEC divulga lista de aprovados no ensino e tradução da Língua Brasileira de Sinais

CE vai analisar projeto que torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais

Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto abre inscrições para interlocutor da Língua Brasileira de Sinais

CE analisa obrigatoriedade de uso de língua de sinais em campanhas educativas na TV