CE vai realizar audiência pública sobre controle da programação televisiva



A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (dia 4) requerimento do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), propondo a realização de audiência pública para instruir dois projetos que tratam do controle da programação televisiva: o primeiro, do Senado, institui a classificação etária para as diversões e espetáculos públicos; o outro, da Câmara dos Deputados, dispõe sobre a obrigatoriedade de os novos aparelhos de televisão conterem dispositivo de bloqueio temporário da programação.

- Por se tratarem de propostas sobre a mesma questão, entendo que a discussão das matérias não deve ser separada - afirmou o senador.

Na justificação do requerimento, Juvêncio observou que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) já havia solicitado audiência pública para debater o projeto que disciplina a exibição de espetáculos públicos. Para Simon, a reflexão sobre o que as redes de comunicação têm entendido por função social da TV está sempre presente no cotidiano da população brasileira.

Por sua vez, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Mauro Miranda (PMDB-GO), além de votarem a favor do requerimento para a realização da audiência pública, observaram que a instalação do bloqueador "será uma medida salutar em defesa do público mais jovem".

De acordo com o requerimento de Juvêncio serão convidados os seguintes debatedores: Jorge Cunha Lima, diretor da Fundação Padre Anchieta e presidente da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais; Elizabeth Süssekind, da Secretaria Nacional de Justiça; Paulo Machado de Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV; Ismar de Oliveria Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, além de um representante da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações - SET.

Na mesma reunião, a CE concedeu vista coletiva a projeto da senadora Emilia Fernandes (PT-RS) que torna obrigatório o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as mensagens do governo federal e na propaganda eleitoral gratuita veiculada pela televisão. O relator da proposta, senador Nilo Campos (PSDB-RJ), apresentou substitutivo, propondo que, além da Libras, fosse utilizado o sistema de legenda oculta. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) antecipou que apresentará voto em separado na próxima reunião da CE, quando o projeto deverá ser analisado em caráter terminativo.

O vice-presidente da Comissão de Educação, senador Moreira Mendes (PFL-RO), confirmou a realização de audiência pública com o ministro de Ciência e Tencologia, Ronaldo Sardenberg, nesta quarta-feira (dia 05), às 10h. Atendendo a requerimento do senador Ricardo Santos (PSDB-ES), que preside a CE, Sardenberg deverá falar sobre as diretrizes e programas prioritários do ministério para 2002.

04/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REFORMA ADMINISTRATIVA

CI vai realizar audiência pública sobre segurança em plataformas da Petrobras

Subcomissão vai realizar audiência pública sobre telefonia fixa

Comissão vai realizar audiência pública sobre metas do milênio

CCJ VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PROJETO QUE LEGALIZA JOGOS DE AZAR

CDH vai realizar audiência pública para discutir relatório sobre detentos indígenas