Celso Amorim fala sobre conflito EUA/Iraque nesta quinta-feira



O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, comparecerá nesta quinta-feira (27), às 10h, ao Plenário do Senado para fazer uma exposição sobre a política externa brasileira. O ministro dará ênfase especial aos esforços que o atual governo está desenvolvendo em prol de um entendimento entre os Estados Unidos e o Iraque, para evitar a deflagração de uma guerra no Oriente Médio.

A informação foi dada em Plenário, nesta quarta-feira (26), pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Celso Amorim vem ao Senado a convite da comissão.

Suplicy destacou a importância de o Congresso acompanhar as atividades do Estado brasileiro no campo da sua política externa e convidou o corpo diplomático credenciado em Brasília para assistir à palestra do ministro.

O chanceler brasileiro esteve no Senado no último dia 19, quando debateu a possibilidade de guerra com os senadores do PT, do PTB, PSB e PL, partidos que integram o bloco de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Celso Amorim avaliou que há poucas chances para a paz. Ele afirmou ainda que, mesmo que a guerra entre Estados Unidos e Iraque seja de curta duração, os estragos econômicos serão enormes, principalmente para os países em desenvolvimento, que poderão enfrentar uma longa depressão econômica.

Celso Amorim chegou a estimar que o preço do petróleo no mercado internacional poderá chegar à marca de US$ 50 o barril. Isto atingiria seriamente o Brasil, mesmo com o país tendo hoje uma dependência de apenas 10% do petróleo importado.



26/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso Amorim explica papel do Brasil nas negociações sobre conflito Colômbia-Equador-Venezuela

Celso Amorim fala à NBR sobre compra de caças

Celso Amorim fala aos senadores sobre acordo com o Irã

Celso Amorim fala sobre empréstimos a países da América Latina

Ministro Celso Amorim fala à TV Senado sobre estratégia diplomática brasileira

Dilma Rousseff fala sobre PAC para CAE e CI em audiência pública nesta quinta-feira