César Borges alerta para epidemia de dengue na Bahia



O senador César Borges (PR-BA) alertou nesta terça-feira (3) para o que chamou de "estado de emergência" da epidemia de dengue na Bahia. De acordo com ele, "a Bahia é o centro da epidemia de dengue do verão brasileiro". Ele apresentou dados publicados diariamente nos jornais do estado, que informam, por exemplo, a ocorrência de mais de cinco mil novos casos da doença nos últimos 14 dias.

- Os números são gritantes: 6.567 casos suspeitos do tipo clássico. O aumento é de 153% em relação ao mesmo período do ano passado, de 2008. São 187 casos suspeitos do tipo grave, sendo 64 confirmados, e isso acontece em 42 municípios baianos. Nove mortes registradas - disse o parlamentar.

César Borges informou que o combate à dengue no estado é alvo de críticas, já que há falta de capacitação de profissionais e falta de estrutura na rede de atendimento. Segundo ele, municípios e estado trocam acusações sobre procedimentos. Além disso, acrescentou, os próprios médicos admitem que há subnotificação da doença.

O senador também criticou o governo por não ter tomado as medidas devidas para impedir a eclosão da epidemia. Ele cobrou providências dos poderes constituídos.

- O alerta para a epidemia foi dado pelo Ministério da Saúde em abril do ano passado, mas muito pouco foi feito - disse.

O representante pelo estado da Bahia recebeu apartes de solidariedade dos senadores Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), Augusto Botelho (PT-RR), Romeu Tuma (PTB-SP) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).



03/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede providências para o combate à dengue na Bahia

Cesár Borges pede ao Ministério da Saúde tratamento diferenciado para a dengue na Bahia

Cesar Borges alerta para aumento de casos de dengue na BA

César Borges alerta para escalada de assassinatos na Bahia

César Borges alerta para risco de reforma tributária prejudicar a Bahia

César Borges alerta para situação precária da segurança pública na Bahia