César Borges cobra Luz para Todos para a Bahia



O senador César Borges (PR-BA) cobrou, nesta quarta-feira (17), a ampliação do programa Luz para Todos no estado da Bahia. Segundo matéria do jornal Correio da Bahia, lida pelo parlamentar, o estado é o mais deficitário do país no que diz respeito ao atendimento pelo programa.

O jornal afirma também que o governo não conseguirá atender 168 mil famílias brasileiras até 2010, como estava programado, universalizando o atendimento de energia elétrica no Brasil.

Ao todo, 90 mil famílias baianas continuarão sem abastecimento de energia elétrica, informou o senador, observando que, na verdade, levando-se em consideração que cada família tem em média cinco membros, 450 mil baianos ficariam alijados do seu direito à luz elétrica. O mesmo jornal menciona como igualmente prejudicados o estado do Amazonas, com um déficit de 41 mil domicílios, e Minas Gerais, com déficit de 37 mil.

- Isso me deixa extremamente preocupado, pois esse programa é essencial para trazer melhor qualidade de vida à população, principalmente àquela população disseminada no meio rural, perdida nos rincões de um estado grande como é o estado da Bahia, com 570 mil quilômetros quadrados. Mas não podemos deixar desprotegida aquela população, sem ter acesso à energia elétrica, em pleno século 21 - ponderou o senador.

O parlamentar alertou especialmente o governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia e o governo estadual, para que se empenhem na liberação de recursos necessários à efetivação do programa.

Vereadores e crise

O senador baiano ressaltou em seu discurso a importância da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 47/2008, que trata da redefinição orçamentária do Poder Legislativo municipal

- Não podemos postergar mais um dia sequer a angústia em que vivem esses brasileiros, que procuram amparo no Senado Federal e que aqui estão. Essas pessoas representam milhares de brasileiros espalhados em mais de cinco 5.500 municípios e esperam uma palavra do Senado Federal, do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados - disse César Borges.

O senador também chamou atenção para a necessária defesa do Parlamento, em razão da crise que o Senado vem enfrentando.

- Se erros existem, que sejam apontados, apurados os culpados, mas que se mantenha a dignidade do Congresso Nacional como esteio fundamental dessa democracia tão duramente conquistada, que é o bem maior da Nação brasileira. Que não se confunda equívocos administrativos, desvios, o que quer que seja com a importância e a dignidade do nosso Parlamento - assinalou César Borges.



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges cobra pólo têxtil para a Bahia

César Borges cobra providências do governo da Bahia para conter onda de violência no estado

César Borges cobra investimentos nos portos da Bahia

César Borges cobra investimentos urgentes nas rodovias federais da Bahia

César Borges cobra pressa na apuração da mortandade de peixes na Bahia

César Borges cobra retomada da obra da Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia