César Borges cobra punição de envolvidos no "mensalão"



O senador César Borges (DEM-BA) afirmou nesta quinta-feira (29), em Plenário, que a Justiça precisa promover a punição dos envolvidos no "mensalão", ao comentar matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, segundo a qual pelo menos R$ 39,5 milhões de recursos do Banco do Brasil teriam sido apropriados pela DNA Propaganda para o pagamento de subvenções a parlamentares em troca de apoio político, conforme laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal.

De acordo com César Borges, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios fez um "excelente trabalho" e encaminhou um relatório ao Ministério Público, que denunciou 40 pessoas sob acusação de formarem uma organização criminosa para a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

- Eu fico estarrecido, talvez mais que estarrecido, entristecido, pelo fato de ver hoje no país a corrupção banalizada e não se punir ninguém. E não se acredita mais, inclusive, que o Poder Judiciário tenha capacidade de condenar e de levar às barras da justiça, como deveriam, esses culpados que utilizaram recursos públicos de um banco como o Banco do Brasil - afirmou.

Em seu discurso, César Borges também ressaltou que a prática da "compra de consciência de parlamentares no Congresso Nacional" continua em vigor.

- O 'mensalão' continua porque hoje a cooptação, se não se dá ainda via 'valerioduto', porque esse esquema foi denunciado e faliu, se dá por meio do fisiologismo puro e simples, da troca de cargos, ministérios entregues. E, agora, vamos para o segundo escalão a ser negociado, escancarada e descaradamente, para se fazer uma base com a cooptação, inclusive, de parlamentares que foram eleitos pela oposição. Essa é a realidade lamentável do país - concluiu.



29/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto cobra punição para petistas envolvidos em denúncias

Raupp cobra cautela nas investigações e punição para os envolvidos nos casos de corrupção em Rondônia

César Borges cobra modernização do Porto de Salvador

César Borges cobra investimentos nos portos da Bahia

César Borges cobra promessa do governo de aumentar FPM

César Borges cobra apoio do governo federal aos estados