César Borges diz que Lula e Mantega não podem continuar mentindo sobre crescimento econômico



O senador César Borges (PFL-BA) disse nesta terça-feira (5) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não podem continuar mentindo para o povo brasileiro sobre o crescimento da economia. O senador lembrou que, no início do atual mandato, Lula prometeu o "espetáculo do crescimento" e, durante a campanha eleitoral, que o Brasil cresceria 5% em 2006.

- Diante da realidade de mais um ano de crescimento pífio, cerca de 2,6%, o presidente Lula vem a público e diz que não está mais pensando em 2006, reconhecendo que foi um ano perdido. Agora, leva a promessa para 2007 e continua enganando o povo brasileiro, porque não foram feitas as mudanças de base para o país crescer - afirmou.

César Borges assinalou que o governo Lula não investiu em infra-estrutura, como estradas, portos, aeroportos e energia, o que impede a atração de investimentos estrangeiros. Segundo o senador, o governo Lula investiu R$ 11 bilhões em quatro anos, quando deveria ter investido R$ 13 bilhões por ano nessa área.

- O pior é a perplexidade de um presidente da República recém-eleito, que disse ter todas as soluções antes das eleições e agora diz que só um mágico conseguiria fazer o país crescer - protestou.

"Apagão aéreo"

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) culpou o Congresso Nacional pelo "apagão aéreo". Segundo ele, não há senadores e deputados com coragem para deter "esse [Hugo] Chávez mirim que é o presidente Lula". O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) pediu aos senadores da oposição que não votassem nada até que o presidente da República vete o item do projeto que acaba com impenhorabilidade da casa própria e dos bens de trabalho.



05/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crescimento econômico do Brasil deve continuar nos próximos anos, diz Mantega

César Borges está preocupado com o crescimento econômico do país este ano

César Borges diz que ACM contrariou médicos para continuar trabalhando

César Borges cobra crescimento e pede explicações do governo sobre queda do PIB em 2003

César Borges critica composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Mantega: crescimento econômico levará Brasil a criar 1,5 milhão de empregos este ano