CI debate diferenciais estratégicos brasileiros do etanol, petróleo e biocombustíveis



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza na segunda-feira (31) a quarta audiência pública dentro da "Agenda 2009-2015: Desafios Estratégicos Setoriais". A agenda foi proposta pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL), e elaborada pelo grupo de trabalho por ele designado, composto pelos senadores Delcídio Amaral (PT-MS), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Gim Argello (PTB-DF). A audiência está marcada para as 18h.

O quarto painel a ser debatido pela comissão tem como título "Petróleo, Etanol e Biocombustíveis: Diferenciais Estratégicos". Ele está dentro do primeiro desafio proposto, que é "Infraestrutura para Inovação e Desenvolvimento".

Para essa audiência foram convidados Adriano Pires, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultor de termelétricas e professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) dessa universidade; Marcos Sawaya Jank, diretor do departamento de Agronegócios da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mestre em Políticas Agrícolas em Montpellier, França, e professor visitante nas Universidades de Georgetown e Missouri-Columbia, nos Estados Unidos; e Sergio Valdir Bajay, professor de Planejamento Energético e Engenharia Mecânica e de Petróleo na Universidade de Campinas (Unicamp), além de pesquisador e consultor nas áreas de energia e planejamento energético dessa universidade.



28/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI debate neste momento petróleo e biocombustíveis

Subcomissão dos Biocombustíveis discute impacto da produção do etanol no meio ambiente

Biocombustíveis e petróleo na agenda de negócios com países nórdicos

CI dá continuidade a série de audiências públicas sobre desafios estratégicos brasileiros

Osmar Dias: Opiniões contrárias aos biocombustíveis são patrocinadas por produtores de petróleo

Especialistas pedem planejamento de longo prazo para petróleo e biocombustíveis