Cidadão pode propor temas para audiências públicas no Senado



Por meio do portal e-Cidadania, lançado na semana passada, todo cidadão já pode propor temas para audiências públicas no Senado. Importante instrumento da democracia, as audiências permitem aos senadores debater assuntos importantes, analisar problemas e discutir soluções. Nesses espaços de deliberação, os parlamentares apresentam ideias e ouvem opiniões uns dos outros e também de especialistas e de representantes da sociedade.

Ao enviar sua proposta, o internauta deve indicar o tema central do debate, explicar a importância do assunto, indicar se há em tramitação algum projeto relacionado (não é obrigatório que haja) e sugerir o perfil dos convidados (por exemplo: profissionais de determinada área, representantes de determinada categoria).

As sugestões apresentadas serão avaliadas quanto ao interesse público e, se consideradas válidas, serão publicadas dentro de um prazo de sete dias. A partir daí, ficarão disponíveis durante três meses para votação dos demais internautas. Aquelas que tiverem, nesse período, pelo menos 10 mil manifestações de apoio serão enviadas à comissão legislativa do Senado relacionada ao tema. Lá os senadores vão analisá-la e decidir se convocam ou não a audiência.

Até agora, já foram apresentadas 17 propostas. Uma delas sugere discussão sobre os estímulos à esterilização de pessoas beneficiadas por programas como o Bolsa Família. Outra propõe como tema o fim do voto obrigatório para os cidadãos. O fim do voto secreto nas deliberações do parlamento é o objeto de outra sugestão para debate.



24/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ancinav e CFJ serão temas de audiências públicas

Temas polêmicos foram objeto de audiências públicas

População se manifesta através de audiências públicas, que também ajudam senadores a decidir sobre temas polêmicos

Senado fortalece atuação em torno de temas do interesse direto do cidadão

Sociedade pode colaborar com dez audiências públicas da Aneel

Cidadão poderá opinar sobre temas em debate no Senado e sugerir projetos e emendas