Cidades-sede da Copa apresentam projetos na Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade



No final de setembro, será realizado um seminário internacional sobre a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, na cidade de Manaus (AM). O evento servirá para coletar experiências de locais que já organizaram megaeventos e compartilhar as informações sobre as ações desenvolvidas pelas câmeras temáticas dos estados e cidades que receberão os jogos do Mundial. Esses dados serão reunidos em uma publicação.

A realização do seminário foi decidida durante a reunião da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, na terça-feira (30), em Brasília.

A representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Elisa Tonda, explicou que o seminário internacional em Manaus será uma excelente oportunidade para se construir uma mensagem forte sobre sustentabilidade. “Todos já estão falando de Copa, então, qualquer mensagem que dermos terá uma grande repercussão. Por isso, a nossa responsabilidade em promover um plano de produção e consumo sustentáveis.”

O encontro de terça-feira reuniu representantes das cidades-sede da Copa do Mundo 2014, que mostraram as ações e projetos em sustentabilidade. A procuradora do estado do Rio Grande do Norte, Marjore Madruga, destaca que as atividades da câmara local já dão resultados práticos para a população. “Temos um plano cicloviário pronto. Por exemplo: o projeto viário que liga a via costeira, em Natal, à Arena das Dunas ia ser feito sem uma ciclovia. A câmara conseguiu inserir isso no projeto, o que vai ser um legado positivo para a cidade.”

A câmara de Minas Gerais tem o projeto de melhoria da qualidade da água da Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de Belo Horizonte. O coordenador de planejamento da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, Vinícius Lott, explica que a ideia é filtrar a água do Rio das Velhas, que deságua na lagoa. “O objetivo é diminuir em 95% a quantidade de esgoto que chega à Pampulha, para que em alguns anos ela possa ser usada, por exemplo, para esportes náuticos, o que atualmente não é possível”.


Balanço positivo

A expectativa do coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cláudio Langone, é que todas as 12 câmaras das cidades-sede estejam em funcionamento antes do seminário em Manaus, marcado para 28 e 29 de setembro. O coordenador faz um balanço positivo da atuação da câmara do governo federal em um ano e meio de funcionamento. “Já temos as dez diretrizes para as políticas públicas no setor, com a constituição de cinco núcleos que trabalham diferentes temas, com resultados, como podemos ver nas apresentações [do encontro de terça-feira], efetivos em diversas cidades”.

Os resíduos sólidos e a reciclagem estão em um dos núcleos temáticos. Em 2014, além da realização da Copa do Mundo, entrará em vigor a lei que proíbe “lixões” e que define que os aterros sanitários receberão apenas rejeitos, e não mais resíduos.

O diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Costa, acredita que um grande legado para as cidades será o cumprimento integral da Política Nacional de Resíduos. “A política é atual e abrangente. Temos uma boa perspectiva, se as cidades-sede acabarem com os lixões e fizerem a coleta seletiva com a inclusão social dos catadores, por exemplo.”

Os investimentos nos projetos de sustentabilidade ambiental podem vir de fontes como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que nos últimos dez anos investiu US$ 7 bilhões em projetos nas cidades-sede. Para a assessora de relações exteriores do BID, Helga Flores, o trabalho da câmara, ao unir diversos agentes nas ações em meio ambiente, permite a construção de um legado que será reconhecido pelos brasileiros.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



31/08/2011 17:31


Artigos Relacionados


Ministério do Meio Ambiente e Unilever apresentam planos de sustentabilidade

Temática "Juventude e Meio Ambiente" integra projetos de extensão

Meio Ambiente: Curso vai discutir espaços urbanos, clima e sustentabilidade das cidades

Meio Ambiente: Curso vai discutir espaços urbanos, clima e sustentabilidade das cidades

Meio Ambiente: Curso vai discutir espaços urbanos, clima e sustentabilidade das cidades

Meio Ambiente: Curso vai discutir espaços urbanos, clima e sustentabilidade das cidades